Mais
×

Como compor um hino religioso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como compor um hino. Um hino é uma música cristã, normalmente escrita em um forma métrica ou com estrofes simétricas. Algumas rimas da letra têm a função de enfatizar; outras, de repetir palavras. Os hinos são escritos para louvar a Deus e, como diz São Paulo, "para fortalecer a igreja".

Instruções

    Preparando

  1. Aprenda sobre os hinos antes de tentar escrevê-los. Quanto mais souber, melhor preparado você estará. Pode ser útil ler, cantar e até mesmo decorar seus hinos favoritos.

  2. Estude a métrica do português e a dos versos. O arranjo de tensões pode ser usado para causar diferentes movimentos no cantor.

  3. Procure saber mais sobre as Escrituras. Quanto mais você conhecer os textos originais, mais facilmente as letras virão.

    Escrevendo as letras

  1. Comece com um texto que você conheça, parafraseando-o em um novo hino. Você pode usar uma passagem da Bíblia ou até mesmo outro hino como sua fonte de inspiração. Depois de ter praticado utilizando esse exercício, poderá tentar escrevê-los mais livremente.

  2. Use muitos detalhes. Isto dará um foco ao seu hino.

  3. Dirija-se a um público específico. Antes de escrever para a sua própria igreja, é importante conhecer a preferência de seus frequentadores. Se uma igreja gostar das suas letras, provavelmente uma outra também irá.

  4. Organize o seu hino. Um dos método é a rima. Rimar pode ser um desafio, mas sem as rimas será necessário encontrar outra forma de organização. A repetição é uma outra opção.

  5. Finalize o hino com o seu melhor verso.

Dicas

  • Crie uma expectativa com a sua escrita, mas não faça nada muito óbvio. Caso necessite de mais estruturas, escolha a sua música antes de escrever.

Aviso

  • Não use palavras que soam poéticas, mas não dizem nada. Isso é superficial.
  • Não use linguagem arcaica como tu ou vós. Tenha cuidado com a combinação dos sons das palavras. Quando cantadas, elas poderão criar um som que cause alguma distração ao cantor.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article