Comportamento de um gato que está doente e morrendo

Escrito por mitchell warren | Traduzido por alice frantz schneider
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comportamento de um gato que está doente e morrendo
Gato (cat look image by Ergün Özsoy from Fotolia.com)

Um gato que está doente e morrendo vai experimentar grandes mudanças em sua aparência, comportamento, estatura física e personalidade. Donos de gatos devem estar cientes dos sintomas, a fim de diferenciar uma dor temporária de uma doença terminal. Alguns desses sintomas incluem perda de apetite, alterações na aparência física e desorientação.

Outras pessoas estão lendo

Todos os gatos reagem de forma diferente à dor

Como muitos donos sabem, cada gato tem uma personalidade única. Embora existam sintomas típicos observados em gatos à beira da morte, devido a personalidade de cada um, alguns desses sintomas podem variar.

Fuga de companhia

O website de Newton "Pergunte a um cientista" (uma divisão de Programas educacionais do Argonne National Laboratory) afirma que um gato morrendo vai procurar um lugar confortável e quieto, longe de onde ele normalmente vai durante a sua rotina normal. O Dr. Mabel Rodrigues também afirma que companheiros de estimação (como um outro gato ou um cão pequeno) "não chegam perto se sentirem que seu amigo está morrendo".

Um adeus carinhoso

Alguns gatos que estão morrendo avisam sua família de seu estado. Eles podem dar mais carinho e talvez acordar familiares queridos de forma mais frequente. O "Manual veterinário para donos de gatos", de Delbert G. Carlson e James M. Giffin, afirma que alguns gatos ronronam excessivamente quando em seus momentos finais. Os proprietários devem discernir o que é fora do comum para seu gato em específico.

Principais mudanças físicas

O site "Love to Know" afirma que a respiração de um gato muda em sua fase de morte, tornando-se "rápida e superficial". Hábitos de sono do gato podem mudar. Gatos doentes vão passar a "maior parte do tempo no sono leve, ocasionalmente acordando em resposta ao que está acontecendo". Eles vão perder o apetite saudável e a perda de peso resultará, assim como em urina de cor escura, também em retenção de líquidos e baixa da temperatura corporal. Um dos sintomas mais reveladores é uma desorientação geral.

Mudanças de personalidade

Um gato morrendo pode gastar uma enorme quantidade de tempo com sua limpeza, ao ponto de lamber e arrancar grande parte de seu pelo. Alguns gatos que estão morrendo tornam-se fisicamente inquietos e miam ou "choram" com uma alta frequência. A capacidade para lamber é muito importante para um gato, para fazer sua limpeza, lamber feridas e outros semelhantes. Se essa habilidade básica for afetada, é um sinal definitivo de disfunção física.

Perda de aproveitamento da vida

O site "PetPlace.com" afirma que mesmo os gatos cronicamente doentes devem ser capazes de comer e beber sem problemas respiratórios, ter controle sobre sua urina e suas fezes, manter uma atitude observadora e brincalhona e exercitar-se em grau razoável. Se um gato for incapaz de executar essas funções básicas e parecer estar com dor severa (como evidenciado pelos sintomas acima mencionados), então o animal pode estar em seu "último fôlego".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível