Por que o meu bode não quer comer?

Escrito por regan hennessy | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o meu bode não quer comer?
Na maior parte das vezes, um bode que não quer comer está doente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As cabras e os bodes são conhecidos pelo seu apetite voraz, por isso, ter um bode que não quer comer pode ser uma experiência alarmante, especialmente para um dono de primeira viagem. A falta de apetite por si só não é uma doença, pelo contrário, é um sinal de que, normalmente, o bode está sofrendo de uma doença subjacente. Leia os fatos sobre as doenças mais comuns que podem fazer com que um bode pare de comer para que você possa identificar as situações que exigem a atenção imediata de um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Problemas digestivos

Sérios problemas digestivos em bodes resultam frequentemente em falta de apetite. Assim como as pessoas perdem muitas vezes o interesse em comida quando têm uma gastroenterite, as cabras geralmente sofrem uma diminuição drástica no apetite quando experienciam um problema de saúde digestiva. Dois dos problemas digestivos mais comuns em cabras são inchaço e enterotoxemia. Além de uma perda repentina de apetite, outros sinais de enterotoxemia incluem depressão e apatia, desconforto abdominal e fezes amolecidas ou liquefeitas. Um bode com inchaço muitas vezes sofre de apatia, dor abdominal, perda de apetite e inchaço abdominal distintivo no lado esquerdo da barriga. Essas duas doenças graves representam risco de morte e necessitam de tratamento veterinário imediato.

Cálculo renal

Os cálculos urinários são uma condição de saúde potencialmente fatal que ocorre em caprinos de todas as idades, especialmente aqueles que foram castrados quando jovens. Caracterizada pela presença de cristais de areia na uretra do bode, essa doença resulta na obstrução do fluxo de urina e pode causar a morte, caso não seja tratada. Um bode que sofre de cálculos urinários sofre com a perda de apetite e dor abdominal; ele muitas vezes se esforça sem sucesso na tentativa de urinar e pode sentir uma dor aguda no abdômen. O tratamento varia dependendo da gravidade das pedras, e pode necessitar uma cirurgia de urgência.

Parasitas

As infestações por parasitas que podem resultar na perda de apetite em um bode incluem a coccidiose e vermes intestinais. Ambas essas doenças ocorrem quando os parasitas invadem e tomam conta do sistema digestivo da sua cabra. A coccidiose desenvolve com mais frequência em bodes de aproximadamente seis meses de idade, especialmente os que forem criados junto com outros bodes. Os parasitas intestinais ocorrem em caprinos de todas as idades, especialmente nos que pastam regularmente em pasto curto. Alguns sinais de problemas de parasitas em caprinos podem incluir diarreia, perda de apetite, perda de peso, falta de energia e membranas mucosas nas cores rosa ou cinza pálido no interior das pálpebras. Se o seu bode apresentar esses sinais, recolha uma amostra de fezes imediatamente e leve-a ao veterinário para que ele possa examiná-la para determinar a espécie exata responsável ​​pela infestação, para que possa prescrever uma medicação adequada.

Considerações

O segredo para determinar por que o bode não quer comer é procurar por outros sinais de doença. Em alguns casos, eles não querem comer simplesmente porque sua rotina foi alterada ou por terem sido deslocados a um novo ambiente. Nessa situação, um bode normalmente não mostra outros sintomas de doença e geralmente recupera o seu apetite dentro de 12 a 24 horas. Se o apetite não retornar no prazo de 24 horas ou se ele bode apresentar quaisquer outros sinais de doença, incluindo diarreia, perda de peso, depressão, ranger de dentes e lamúrias excessivos, sua melhor opção é organizar uma visita rápida a um veterinário para que ele possa examinar o animal e determinar a causa exata da perda de apetite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível