De que é composta a camada fértil do solo?

Escrito por joy granger | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
De que é composta a camada fértil do solo?
Examine a camada fértil de seu solo (dirt image by jackie from Fotolia.com)

Uma boa camada fértil é tão importante para um jardineiro quanto uma boa fundação é para um construtor. Essa é a camada superior do solo, normalmente os primeiros cinco a vinte centímetros de terra, contendo a maior concentração de matéria orgânica e microrganismos. A camada fértil possui muitos elementos necessários para criar um bom ambiente para o crescimento das plantas.

Outras pessoas estão lendo

Elementos da camada fértil

A camada fértil é composta basicamente por quatro elementos: areia, limo, argila e matéria orgânica (húmus). A melhor forma de determinar o tipo de seu solo é comprimir um punhado de terra em sua mão. Se a compressão lhe der uma massa pegajosa e compacta, seu solo tem muita argila. Se ela não mantiver uma forma, ficando solta e quebradiça, seu solo é arenoso. A terra que mantiver a consistência desejável moldará em sua mão, mesmo que ainda se separe ao ser espremida.

Análise de solo

A forma mais precisa de determinar seu tipo de solo, assim como nutrientes e nível de pH, é através de uma análise de solo. Você poderá comprar um conjunto de análise de solo em uma loja de gramado e jardim ou optar por um laudo mais detalhado. Após colher amostras de sua camada fértil, você poderá submetê-las a vários lugares para a análise, incluindo uma secretaria de agropecuária, universidade ou através de alguma empresa que execute essa análise. Muitos desses resultados da análise de solo serão disponibilizados também com recomendações para melhorar a fertilidade de seu solo. Isso lhe possibilitará criar o balanço perfeito de areia, limo, argila e matéria orgânica, necessário para cultivar qualquer planta ou paisagem que desejar.

De que é composta a camada fértil do solo?
Teste o nível de pH de seu solo (chemical test tubes image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com)

Correções de solo

Caso o resultado da análise de solo recomende melhorar a estrutura física de seu solo, você poderá fazê-lo de diversas formas. Se tiver solo argiloso denso, adicionar areia poderá aprimorar a drenagem e o manejo neste solo. Se ele for arenoso, adicionar argila poderá melhorar a textura. A adição de matéria orgânica, tal como composto ou turfa, sempre será uma boa maneira de aperfeiçoar a textura de qualquer solo. O húmus, normalmente conhecido como ouro de jardineiro, poderá ser um ótimo remédio para qualquer tipo de solo. Esses elementos orgânicos poderão ser adubo, composto, turfa, serragem, palha ou muitos outros detritos de jardim que tenham sido reciclados.

Comprando correções para solos

A compra dos nutrientes ou componentes necessários para um a camada fértil bem balanceada poderá ser tão fácil como adquirir uns poucos sacos de corretivos para solo, comprados em uma loja de gramado e jardim ou em um campo de construção. É claro que, para um projeto de jardim grande, será necessária uma picape ou a entrega por sua loja de suprimentos para jardim.

Concusão

A melhoria da qualidade da camada fértil poderá criar uma ótima base para as plantas, jardins e gramados, podendo se transformar em uma paisagem que possa ser contemplada com prazer.

De que é composta a camada fértil do solo?
Aprecie seu novo jardim (man made pond image by Wimbledon from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível