Meu computador não consegue identificar o dispositivo PCI

Escrito por justen everage | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Meu computador não consegue identificar o dispositivo PCI
Para reconhecer um dispositivo PCI, um computador precisa de controladores (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os slots PCI (Peripheral Component Interconnect, "Interconexão de componentes periféricos") estão disponíveis em muitas placas-mãe para instalar placas de som, placas gráficas e outros dispositivos. Para que estes funcionem no sistema operacional do seu computador, devem instalar-se os controladores apropriados. Se seu computador tiver problemas para identificar um dispositivo PCI, você poderá ver uma mensagem de erro durante a instalação ou uso.

Outras pessoas estão lendo

Identificando os controladores do dispositivo PCI

Para que o seu dispositivo PCI funcione, você deve ter os controladores corretos. Um controlador (ou driver) é um software que permite ao computador se comunicar com um dispositivo externo. Cada dispositivo possui controladores próprios, que são lançados pelo fabricante. Se você tiver o disco de instalação, use-o. Caso contrário, acesse o site do fabricante e baixe o controlador apropiado. Certifique-se de obter a versão feita para seu modelo específico, que é publicado na placa. Os controladores normalmente são formatados como arquivos SYS, mas se disponibilizam em pacotes ".zip" ou ".exe".

Hardware do dispositivo PCI

Se seu computador não puder identificar a placa depois da instalação dos controladores, verifique que a placa física esteja instalada corretamente. Os dispositivos podem se soltar quando um computador é movido ou reparado. Se você conseguir abrir seu computador, desligue-o e desconecte-o, libere a tampa do gabinete removendo os parafusos e retire-a para ver os slots PCI, etiquetados na placa-mãe. Verifique que seu dispositivo PCI esteja inserido firmemente. Quando estiver satisfeito, monte o computador e ligue-o novamente.

Instalando os controladores do dispositivo PCI

Instale os controladores do dispositivo depois de confirmar que o dispositivo PCI está corretamente colocado. Se os controladores estiverem em um arquivo .exe, clique nele duas vezes para instalá-lo automaticamente. Os controladores em pastas compactadas podem ser copiadas e coladas (ou movidas) para o diretório "System32", que se encontra na pasta "Windows" do seu disco rígido. Como alternativa, pode instalá-los através do utilitário Windows Update. Se o sistema operacional reconhecer seu novo dispositivo, você verá a opção de instalar os controladores automaticamente.

Instalando software do dispositivo PCI

Muitos dispositivos PCI vêm com software adicional aos controladores. As placas de som e gráficos geralmente incluem um aplicativo para ajustá-las com opções avançadas. Tais programas se incluem no disco de instalação e no site do fabricante. Se seu dispositivo PCI incluir software deste tipo, instale-o para obter uma funcionalidade completa.

Falha consistente na placa ou slot PCI

As placas PCI que não funcionarem depois de instalar o controlador e o software podem estar danificadas fisicamente. As placas gráficas e outras PCI avançadas podem ter múltiplos componentes, incluindo capacitores e transistores. Se um componente elétrico falhar, a placa pode parar de funcionar. Se um capacitor da placa estiver danificado, as placas PCI funcionarão de forma intermitente e isso será mais difícil de diagnosticar. Uma inspeção visual dos componentes da placa PCI às vezes ajuda nesses casos. Os capacitores geralmente aparecem com furos. Uma falha elétrica também pode inutilizar a placa sem evidências visuais. Por outra parte, se o dispositivo falhar, pode ser devido a problemas no slot da placa-mãe. Para diagnosticar isso, conecte outra placa PCI (uma que esteja funcionando em outro computador) no slot para ver se funciona.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível