A condensação em um iMac é perigosa?

Escrito por edward mercer | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A condensação em um iMac é perigosa?
Alguns usuários notaram condensações nas bordas das telas de seus iMacs (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O iMac, computador pessoal da Apple, possui uma unidade de processamento integrada montada atrás de uma grande tela luminosa. Enquanto o design lhe ajuda a economizar espaço em relação aos computadores de mesa tradicionais com uma unidade de processamento separada, alguns problemas com condensação nas bordas da tela podem ocorrer. Naturalmente, a água líquida pode ser muito perigosa ao redor de aparelhos eletrônicos, assim como pode ser um indicador de outros problemas que necessitam de atenção urgente. Apesar dos relatos serem raros, se você está preocupado com uma condensação na tela de seu iMac, entenda os perigos potenciais e tome medidas imediatas.

Outras pessoas estão lendo

Condensação da tela

O vidro montado por cima do display do iMac é, na verdade, uma curta distância das luzes de LED que criam imagens por trás dele, significando que existe um pequeno espaço com ar entre a luz de fundo e a tela de vidro onde o vapor de água pode ser armazenado e condensado. Assim como em uma janela de carro, a umidade condensa na superfície de vidro quando existir um grande nível de umidade e uma considerável diferença de temperatura entre o ar em cada lado. Como um computador funcionando geralmente é mais quente que o ambiente ao redor, a umidade aprisionada entre a tela e a luz de fundo tende a condensar ao fazer contato com a tela de vidro, mais gelada.

Problemas potenciais

Independentemente da condensação ser líquida ou em grandes concentrações de vapor, a água pode ser muito perigosa ao redor dos dispositivos eletrônicos. Ela pode causar queima nos circuitos ao redirecionar a corrente ou pode impedir uma ventoinha de computador de funcionar corretamente ao imobilizar suas partes móveis. Lembre-se de que a água é tanto um condutor elétrico quanto um péssimo lubrificante. Em um sistema interconectado como um computador, estes pequenos danos podem rapidamente causar problemas maiores com suas operações. Uma ventoinha defeituosa, por exemplo, pode causar um superaquecimento geral no computador, colocando em risco seu disco rígido e a memória. Vapor e condensação também podem diminuir a qualidade da imagem ao criar uma névoa em sua visão.

A condensação indica outros problemas

Falando de modo geral, a condensação é uma indicação de uma selagem ruim ao redor de seu monitor que está permitindo a entrada de umidade exterior em seu sistema. Selos do monitor incluem elementos absorvedores de água que devem absorver qualquer umidade remanescente no sistema da montagem de fábrica. Se a condensação na tela for um problema persistente, entretanto, sua tela está selada de modo impróprio e a umidade do ambiente vai continuar entrando em seu sistema. O selo defeituoso pode também permitir a entrada de poeira e outros elementos perigosos do meio ambiente, podendo danificar seu equipamento.

O que fazer

Especialmente se a condensação na tela de seu iMac for um problema recorrente, entre em contato com a loja Mac ou distribuidora mais próxima de você o mais rápido possível para proteger tanto seu equipamento quanto seus dados. A condensação pode afetar rapidamente outras partes da máquina, incluindo os dados que você digitou no computador. Novos iMacs incluem garantias limitadas para defeitos de fábrica. Se o seu computador ainda estiver na garantia, a loja Apple mais próxima será obrigada a trocar seu computador por uma outra unidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível