Condições médicas relacionadas à perda de peso inexplicável

Escrito por debra bacon | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O peso de uma pessoa pode flutuar cerca de 1 a 1,5 kg para mais ou para menos sem razão aparente. Entretanto, quando a perda de peso -- de 4,5 kg ou mais -- acontece sem um propósito, uma condição médica séria pode existir. Se o total da perda de peso sem explicação acontecer em um período de seis meses a um ano, um médico deve ser consultado. A perda de peso rápida frequentemente acontece com a presença de apetite. De qualquer forma, com fome ou não, esse tipo de problema deve ser verificado.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos

Um decréscimo de 5% no peso corporal, ocorrendo involuntariamente, geralmente indica um problema médico. Perdas de peso sem explicação em um período de um ano são motivo de preocupação. De acordo com Dr. Arturo Rolla, "perda de peso pode ser uma constatação séria e ameaçadora". A perda de peso inexplicável, indicativa de problemas médicos, geralmente acontece enquanto a pessoa ainda mantém uma dieta regular. A perda de apetite sem razão conhecida também é indicativo de condição médica potencialmente séria.

Apetite aumentado

Há poucos casos de emagrecimento inexplicável com aumento de apetite; entretanto, doenças médicas são geralmente a raiz do problema. Elas podem incluir: diabetes, hipertireoidismo, má absorção de nutrientes, aumento da atividade física e mudanças na dieta. De acordo com a Mayo Clinic, as doenças do sistema endócrino, como a diabetes, podem também estar associadas a uma diminuição do apetite. A perda de peso involuntária e suas causas podem ser elusivas.

Apetite diminuido

A diminuição do apetite é mais comumente observado junto à uma perda inexplicável de peso. Condições médicas associadas a esse tipo de perda de problema são: câncer, infecções agudas e crônicas, doenças do coração ou pulmão, problemas gastrointestinais, distúrbios psiquiátricos, abuso de substâncias e certos remédios. A Vanderbuilt School of Medicine afirma que "perda de peso não intencional é um sintoma inespecífico", mas confirma que a causa pode ser uma doença camuflada.

Considerações

Exercícios obsessivos ou compulsões e purgações são inerentes a questões emocionais. Quando uma pessoa, um amigo ou um ente querido estiver demostrando sinais desse tipo de atividade, uma intervenção pode ser necessária. Depressão, estresse e ansiedade são outras causas para a diminuição do apetite e perda de peso inexplicada.

Causa relacionada à idade

Conforme as pessoas envelhecem, seus apetites mudam; essa mudança pode resultar em perda de peso involuntária. Cheiros, gostos e aparências de certos alimentos podem não ser mais apelativas para esses indivíduos. É importante assegurar que uma dieta saudável esteja disponível e que seja consumida pelos idosos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível