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Homens acima dos 50 anos: como ganhar massa muscular

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria dos homens ganham peso à medida que envelhecem. De acordo com o Johns Hopkins Medicine, uma razão comum para isso é a tendência de manter os mesmos hábitos alimentares, enquanto se torna cada vez menos ativo. Mas até mesmo os homens ativos com mais de 50 anos de idade tendem a engordar. Então, se você estiver com mais de 50, mas está abaixo do peso, pode haver razões para se preocupar, pois o baixo peso em qualquer idade pode contribuir para condições graves, tais como a osteoporose e a anemia. Além do mais, esta condição depois dos 50 anos pode aumentar o risco de pegar um resfriado ou uma gripe, comprometer o sistema imunológico e contribuir para uma má memória.

Instruções

Consulte seu médico caso necessite ganhar peso (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Agende uma consulta com seu médico. Discuta as suas preocupações a respeito de seu peso e não esqueça de contar sobre o seu nível de atividade física, hábitos alimentares e quaisquer medicamentos que esteja tomando, incluindo suplementos de ervas. Realize um exame físico completo. Seu médico irá procurar por quaisquer condições médicas que possam exigir tratamento específico.

  2. Determine uma meta de peso adequado após a consulta. Planeje uma dieta saudável, que forneça cerca de 500 calorias a mais do que o exigido para o seu nível de atividade. Inclua alimentos de todas as categorias da pirâmide alimentar, mas com foco em vegetais frescos, frutas e grãos integrais.

  3. Aumente o seu nível de atividade física. Converse com seu médico para garantir que você esteja saudável o suficiente para participar de alguns exercícios específicos. Inclua exercícios de levantamento de peso e anaeróbicos, a fim de aumentar a massa muscular, que pesa mais que a gordura.

  4. Adicione lanches saudáveis e ricos em nutrientes, como queijo, amêndoas e granola, em sua alimentação diária. Converse com seu médico sobre a adição de suplementos vitamínicos para sua dieta.

  5. Almeje o ganho de peso gradual de 450 g a 900 g por semana e mantenha um registro de seu progresso. Pese-se não mais do que uma vez por semana e use sempre a mesma balança.

Dicas

  • Coma 5 ou 6 pequenas refeições por dia em vez das tradicionais três refeições. Não pule o café da manhã, pois ele realmente é a refeição mais importante do dia.
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