Mais
×

Como conectar um teclado Yamaha ao computador

Atualizado em 20 julho, 2017

Conectar um teclado Yamaha a um computador com sistema operacional Windows ou Mac é uma tarefa bastante simples e que pode melhorar seu modo de criar músicas. Essa conexão permite realizar gravações de músicas ou transferir arquivos de áudio armazenados no teclado para o computador, com intuito de efetuar edições ou compartilhamento com outras pessoas. Pode-se também transferir arquivos do computador para o teclado, de modo que você disponha de mais efeitos sonoros. Efetuar essa conexão é muito mais valiosa para um músico do que os poucos minutos necessários para realizá-la.

Instruções

Conectar o teclado Yamaha no computador é fácil (Piano keyboard image by joephoto from Fotolia.com)

    Sistema operacional Windows

  1. Posicione o teclado e o computador de modo que você tenha acesso fácil a ambos. Assim, evita de ficar caminhando pelo ambiente, de um lado para o outro, para conectar os aparelhos, e também evitará a bagunça de fios espalhados pelo chão.

  2. Desligue o teclado Yamaha.

  3. Vá ao site da Yamaha e baixe o software específico para o seu modelo de teclado e do seu sistema operacional. O link do site está na seção "Recursos".

  4. Extraia o programa para o computador.

  5. Localize a porta USB ou a MIDI do teclado Yamaha. Caso seu teclado possua as duas portas, poderá escolher entre usar o cabo USB ou o cabo USB-MIDI. Ter os dois não será necessário.

  6. Insira um terminal do cabo USB na porta USB do teclado. Se estiver usando o cabo USB-MIDI, insira o terminal MIDI na porta "MIDI IN" e "MIDI OUT" do teclado. Conecte o outro terminal USB, tanto do cabo USB quanto do cabo USB-MIDI, no computador.

  7. Ligue o teclado. O computador deverá reconhecer o aparelho. Quando a instalação Wizard aparecer, clique em "Agora Não" e em "Prosseguir".

  8. Clique em "Instalar a partir de uma lista ou um local específico", quando essa opção for apresentada e em "Prosseguir".

  9. Marque a caixa "Incluir este local na pesquisa" e clique em "Procurar...". Selecione a pasta na qual você baixou e extraiu o programa do teclado Yamaha e clique em "Avançar". O assistente de instalação procurará os arquivos. Você pode ser alertado que o programa não foi validado pelo Windows, clique em "Continuar" para prosseguir com a instalação normalmente.

  10. Clique em "Finalizar", quando a instalação estiver completa. Quando for solicitado para reiniciar o computador, clique em "Sim" e o sistema será reiniciado.

  11. Faça o login e clique em "Iniciar" e em "Painel de Controle". Clique em "Yamaha MIDI Driver USB". Se o seu teclado Yamaha estiver listado, você conseguiu conectá-lo com sucesso ao computador.

    Sistema operacional Mac

  1. Desligue o teclado Yamaha.

  2. Baixe o driver do seu modelo de teclado e do sistema operacional pelo site da Yamaha. Extraia o arquivo no computador, para uma pasta que você encontre facilmente.

  3. Localize uma porta USB ou uma porta MIDI no teclado Yamaha.

  4. Insira um terminal do cabo USB na porta USB no teclado. Como na seção 1, se estiver usando um cabo USB-MIDI, insira o terminal MIDI nas portas "MIDI IN" e "MIDI OUT" do teclado. Insira o outro terminal, ou do cabo USB ou do cabo USB-MIDI utilizado, na porta USB do computador.

  5. Ligue o teclado.

  6. Abra o arquivo "Yamaha USB-MIDI.mpkg" no computador Mac e clique em "Continuar", quando a tela de instalação aparecer.

  7. Clique em "Instalar" e entre com a senha do administrador, clique em "OK" para iniciar a instalação. Feche a tela de instalação quando o processo estiver sido concluído.

  8. Ligue o teclado Yamaha.

  9. Clique na pasta "Aplicativos" e em "Configurações de Áudio MIDI".

  10. Clique em "Dispositivos MIDI". Se o seu teclado for listado na tela, ele e o programa do driver foram instalados corretamente. Para testar a conexão, clique em "Teste de configuração" e toque algumas teclas no teclado. Se ouvir os sons das notas que está tocando no computador, a conexão foi realizada com sucesso.

O que você precisa

  • Cabo USB ou USB-MIDI
  • Software do teclado Yamaha (drivers do dispositivo)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article