Como usar um conector USB para áudio em um sintetizador Yamaha

Escrito por chris anzalone | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar um conector USB para áudio em um sintetizador Yamaha
Aprenda como conectar o seu sintetizador Yamaha no computador e obter mais sons (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Muitos sintetizadores Yamaha, assim com o MOTIF, MO6 e MO8, possuem portas USB que permitem a conexão do sintetizador com seu computador. Essas portas servem para propósitos múltiplos, incluindo a transferência de arquivos de áudio salvos, integração com programa de áudio digital e controle de MIDI. Esse último recurso permite que você transmita notas de música digital para seu computador usando o seu programa de música preferido. Apenas escolha o som de um instrumento, toque seu sintetizador Yamaha e ouça as notas tocadas em seu PC.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • USB A-para-B
  • Computador
  • Programa de áudio digital

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Conecte um cabo USB A-para-B (algumas vezes incluso com o sintetizador) na parte de trás de seu sintetizador. Alguns sintetizadores possuem uma única porta USB, enquanto outros (assim como a série MO) possuem duas portas rotuladas "to device" e "to host", ao longo do painel traseiro do sintetizador. Se o seu sintetizador incluir duas portas USB, conecte seu cabo na porta quadrada USB-B, ou na porta "to host". A porta "to device" é reservada para transferir arquivos de música gravados.

  2. 2

    Conecte o final oposto do cabo (o lado retangular "USB A") em uma porta USB disponível em seu computador. Todas as portas USB possuem uma imagem de um tridente diretamente acima, e você também poderá encontrar o símbolo no cabo.

  3. 3

    Abra um programa de áudio digital em seu computador. A conexão USB da Yamaha usa um controle MIDI para gerar áudio através do computador e, então, você deverá usar um programa com compatibilidade para MIDI. A maior parte das estações de trabalho de áudio digital, como ACID, Cubase, GarageBand, Logic, Pro Tools e Sonar, incluem compatibilidade para MIDI, havendo também opções gratuitas (ver Recursos).

  4. 4

    Configure seu sintetizador Yamaha como um dispositivo de entrada. A maioria dos programas de áudio inclui configurações de entrada como parte das "options" ou "preferences" encontradas ao longo da barra de opções do menu. Abra suas "options", selecione as opções "MIDI" ou "input" da lista e escolha o seu sintetizador Yamaha da lista de entradas disponíveis. Talvez seja necessário instalar um software da Yamaha em seu computador, usando um CD de instalação incluso com o sintetizador.

  5. 5

    Crie uma faixa MIDI usando o seu programa. Para produzir notas, o seu sintetizador Yamaha requer uma faixa de instrumento digital (um tipo de camada de gravação) para trabalhar. Localize a opção "new track" na barra de menu e selecione "MIDI" nas opções de faixa. Por exemplo, no Cubase você pode encontrar a opção no menu "project"; no GarageBand, Pro Tools e Logic, você pode encontra-lo no o menu "track"; e, no Sonar, você pode encontrá-lo no menu "insert". Sua faixa aparecerá como uma barra horizontal que atravessa a tela.

  6. 6

    Atribua o som de um instrumento à sua faixa MIDI. Instrumentos aparecem tipicamente sob a barra de menu (como em Reason e Cakewalk), no mixer digital (como no Logic e Pro Tools) ou na própria janela do projeto principal (como no GarageBand e Mixcraft). Selecione um instrumento da lista e ajuste as configurações (como volume, pan, eco e outros efeitos) ao seu gosto.

  7. 7

    Toque o seu sintetizador Yamaha. As notas que você tocar serão transmitidas diretamente para seu computador e, para gravar, apenas clique no botão "record" na janela de seu programa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível