Como configurar um adaptador USB wireless LAN como ponto de acesso?

Escrito por williaml | Traduzido por l. gutemberg
Como configurar um adaptador USB wireless LAN como ponto de acesso?
Um adaptador USB wireless pode ser usado como uma alternativa barata para um roteador sem fio (USB flash drive image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)

A internet sem fio, ou wi-fi, é uma tecnologia extremamente útil. Ter uma rede sem fio em casa pode trazer toda a conveniência oferecida pelo wi-fi ao seu dia a dia. Infelizmente, os roteadores sem fio podem ser caros e isso pode tornar a criação de uma rede sem fio muito cara para aqueles com pouco orçamento. Felizmente, um roteador sem fio não é o único dispositivo que pode ser usado para configurar uma rede doméstica sem fio. Qualquer computador e dispositivo de rede sem fio, como um adaptador USB wireless, pode ser usado para criar uma rede desse tipo.

Instruções

  1. 1

    Instale todos os drivers necessários para o adaptador USB em um computador, o qual terá que ficar conectado à internet, então use um computador que possa ficar ligado através de um cabo Ethernet. Seu adaptador deve ter vindo com instruções sobre como instalá-lo e, possivelmente, os discos de drivers. Use-os para instalar o adaptador.

  2. 2

    Certifique-se de que esse computador esteja conectado à internet e, em seguida, abra a janela Conexões de Rede no Painel de Controle do Windows (vá para "Painel de Controle" no menu "Iniciar", clique em "Rede e internet" e, em seguida, clique em "Conexões de Rede"). Nessa janela, você deverá ver uma lista de todas as conexões disponíveis. Clique com o botão direito do mouse sobre a chamada "Conexão de rede sem fio" e selecione "Propriedades".

  3. 3

    Clique em "Adicionar" na guia "Redes sem fio". Uma nova janela irá aparecer, pedindo-lhe para configurar a rede. No campo "SSID", digite como quer que a rede seja chamada. Se você quiser uma senha, desligue a segurança WEP e entre com uma chave de rede. Certifique-se de que a caixa de seleção "Esta chave será fornecida automaticamente para mim" esteja desmarcada e a caixa de seleção "Este é um (ad hoc) de computador a computador" esteja marcada. Clique em "OK" e depois em "OK" novamente na janela de propriedades da conexão de rede sem fio para criar a rede sem fio.

  4. 4

    Conecte os outros computadores à rede; eles deverão ser capazes de ver a rede que você acabou de criar e alertá-lo com uma notificação pop-up no canto inferior direito da tela. Se nenhum computador aparecer, clique com o botão direito no ícone de rede sem fio em sua bandeja do sistema (ele se parece com um computador com ondas de rádio saindo dele) e selecione "Exibir redes sem fio disponíveis"; você deverá ver o nome que criou. Dê um duplo clique sobre ela para se conectar (digite sua senha, se solicitado) em sua nova rede wireless.

O que você precisa?

  • Adaptador USB wireless
  • Conexão com a internet

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível