Como configurar um servidor VNC CentOS

Escrito por contributing writer | Traduzido por pedro antonio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como configurar um servidor VNC CentOS
Aprenda a configurar o seu servidor com este simples tutorial (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O VNC (Virtual Network Computing - rede virtual de computação) é um programa de computador que lhe permite assumir o controle de um computador remoto como se estivesse na frente dele. Ele é um padrão aberto baseado em um servidor instalado na máquina que você deseja controlar e um cliente instalado naquele que está sendo usado. O CentOS Linux é uma reconstrução da fonte do Red Hat Enterprise Edition. Os dois sistemas são virtualmente idênticos, exceto que a marca Red Hat e software proprietário são removidos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra um terminal acessando "Aplicações" e depois "Acessórios" e clicando em "Terminal". Use o comando "rpm –q vnc server" de um terminal para verificar se o servidor VNC está instalado no computador que se deseja assumir o controle. Se o comando retornar como "pacote vnc-server não está instalado", execute o comando "yum install vnc-server" no prompt.

  2. 2

    Crie os usuários no sistema operacional que serão hábeis a se conectar ao servidor VNC. Em um terminal use os comandos "useradd" e "passwd" para adicionar os usuários e suas senhas necessárias no banco de dados do usuário do sistema. "useradd john" acrescenta o usuário John, e "passwd john" solicita-lhe que adicione uma senha para ele.

  3. 3

    Edite os arquivos de configuração do servidor-vnc para especificar o tamanho da tela que os usuários remotos serão capazes de usar. Use o "vi", "nano" ou outro editor de texto que estiver familiarizado e adicione as seguintes linhas no final do arquivo "/etc/sysconfig/vncservers" VNCSERVERARGS=”1:user1 2:user2 [etc..]” VNCSERVERARGS[1]=”-geometry 1024x768” VNCSERVERARGS[2]=”-geometry 1280x800” Onde a resolução é qualquer resolução suportada pelo sistema CentOS.

  4. 4

    Como raiz, digite os seguintes comandos em um terminal para criar os comandos de inicialização "xstartup": "service vncserver start" e "service vncserver stop".

  5. 5

    Em um terminal, use o comando "telnet 127.0.0.1" ou "ssh 127.0.0.1" e faça login com os usuários criados. Para cada usuário, use o comando "vncpasswd" de um terminal para criar a senha VNC dele. Na pasta "home" do usuário vá para a pasta ".vnc" digitando "cd.vnc". Use seu editor de texto favorito para editar o arquivo "xstartup" nessa pasta. Adicione a linha "(while true ; do xterm ; done) &" na segunda posição depois de "#/bin/sh(-)" e remova o "#" na frente das linhas "unset SESSION_MANAGER" e "exec/etc/X11/xinit/xinitrc".

  6. 6

    Inicie o servidor VNC usando o comando "service vncserver start". Conecte-se de um cliente ao servidor usando o endereço de IP dele ou nome do domínio. O User1 irá conectar-se ao IP_ADRESS:1, o User2 ao IP_ADDRESS:2, e assim por diante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível