Os confrontos entre os valores em conflito

Escrito por gina putt | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os confrontos entre os valores em conflito
O mundo está mudando de valores tradicionais para valores contemporâneos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O conflito de valores é um problema entre os grupos dentro das sociedades e entre as nações em um mundo em rápida mudança. A mudança em todo o mundo de valores tradicionais para valores contemporâneos envolve uma ênfase maior na relatividade e a importância do indivíduo acima da tradição e da fé. Uma maior interação entre as nações levou à criação de programas e pesquisas projetados para atender conflitos internacionais. Dentro das sociedades, o multiculturalismo tenta resolver os problemas de uma forma diferente do conceito de caldeirão cultural.

Outras pessoas estão lendo

Diferença de valores

Nações, sociedades e subgrupos dentro de uma sociedade podem experimentar divergências devido a diferentes interesses ou sistemas de valores. Quando os valores se confrontam, surgem vários problemas, incluindo desentendimentos, desconfiança, estereótipos negativos, comunicação tensa e não negociabilidade, de acordo com Michelle Maiese da organização Beyond Intractability. Tomar medidas para envolver ativamente os grupos em atividades como o perdão, salvar a face e empreendimentos conjuntos permite que eles ultrapassem a não negociabilidade.

Os confrontos entre os valores em conflito
O interesse e as diferenças de valores causam conflitos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Construindo empreendimentos conjuntos

Um método para quebrar a desconfiança, desafiar os estereótipos negativos, incentivar relações pessoais entre os grupos e promover um objetivo comum é embarcar em um empreendimento em conjunto. Projetos comuns fazem parte dos esforços de construção da paz. Tais projetos têm sido usados ​​em Angola e na Bósnia, e com palestinos e israelenses.

Os confrontos entre os valores em conflito
Os empreendimentos em conjunto podem construir objetivos comuns, apesar dos conflitos de valores (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Coexistência, multiculturalismo e a mistura de raças

As estratégias sugeridas para resolver conflitos internacionais e de sociedade incluem a construção de um ambiente onde a tolerância e a convivência sejam praticadas, de acordo com o site da University of Colorado's Conflict Consortium. As diferenças podem ser minimizadas, ou cada uma das partes pode ser reconhecida como um elemento chave único e valioso no multiculturalismo. O conceito de misturas de raças, onde grupos minoritários misturam-se no modelo cultural nacional, proporcionando um "tempero", mas, essencialmente tornando-se como a maioria do grupo, é um exemplo de minimizar diferenças. Aprender sobre outras culturas é uma estratégia para implementar o multiculturalismo e celebrar o valor das diferenças culturais.

Os confrontos entre os valores em conflito
O multiculturalismo envolve aprender sobre outras culturas (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Em busca de um valor comum

Um trabalho apresentado no vigésimo congresso mundial de filosofia em Boston, por Jiang e Chang Feng Jun da Universidade de Hubei, defende a permissão da coexistência de diferentes valores, considerando tanto o todo quanto o indivíduo, e buscando o melhor valor. Chiang e Feng defendem a criação de mais e melhores valores, observando que a vida contemporânea "exige que as pessoas não se contentem com as coisas como elas são". A harmonia social dinâmica é o resultado do esclarecimento e da busca de melhores valores.

Os confrontos entre os valores em conflito
Buscar melhores valores possibilita a construção um acordo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível