Conheça os diversos tipos de cabos USB

Escrito por tom mcnamara | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conheça os diversos tipos de cabos USB
Se precisar de mais portas USB, compre um "hub" (usb image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)

"USB" significa "Universal Serial Bus", que é usado para conectar equipamentos eletrônicos, como teclados, mouses, impressoras e discos rígidos externos. Os computadores modernos têm muitas portas USB e você também pode comprar um "hub" que irá proporcionar mais portas se elas acabarem. A versão 1.0 foi introduzido em 1996 e o projeto USB 3.0 foi apresentado ao público em meados de 2009.

Outras pessoas estão lendo

Comparando diferentes versões USB

Quando o USB 1.0 foi introduzido em 1996, podia transferir dados de até 12 megabits por segundo (Mb/s). Foi substituído em 2000 pelo USB 2,0, que tem uma taxa de transferência de pico de 480 Mb/s. Os cabos USB 1.0 podem ser utilizados para conectar dispositivos USB 2.0, mas não há garantia de que você terá as mesmas velocidades. Mesmo que não sejam tão mais caros, é recomendado usar cabos USB 2.0 em dispositivos USB 2.0. No entanto, esses cabos em dispositivos USB 3.0 não fornecerão velocidade total USB 3.0, que é de 4,8 gigabits por segundo (Gb/s).

O cabo USB básico

Um cabo USB básico, independentemente do seu número de versão, tem um conector "A" e um conector "B". O conector "A" é plano e tem a mesma forma que o conector para um pen drive USB. O "B", porém, é tem um formato quadrado. As portas USB do seu computador tem slots "A" e o dispositivo que você está se conectando terá um slot "B" . No entanto, alguns dispositivos como o iPod tem conectores proprietários, em que a extremidade "B" desses dispositivos só se encaixa em uma porta USB para iPod.

Cabos USB para dispositivos portáteis

Muitos dispositivos portáteis usam um pequeno conector chamado mini-USB, que usam portas muito menores, quando o dispositivo não tem espaço físico o suficiente para fornecer uma porta USB padrão. O carregador do seu telefone celular é um exemplo. Em janeiro de 2007, esse conector foi extinto em favor do micro-USB, que é ainda menor, fisicamente mais robusto e projetado para durar muito mais tempo. (Os contatos de metal em um conector USB podem ficar desgastados com o tempo, ao conectar e desconectar o dispositivo em uma base regular.)

Cabos USB 3.0

Os cabos USB 3.0 são projetados para oferecer vantagens únicas em comparação com os cabos mais antigos, pois seus cabos mais grossos permitem que sejam enviados mais energia para um dispositivo. Isso significa que um dispositivo USB 3.0 pode recarregar sua bateria muito mais rápido, o controlador USB pode fornecer energia para mais dispositivos de uma só vez e os fios adicionais permitem você ler e gravar dados em um dispositivo USB 3.0 ao mesmo tempo.

Estratégias de nomeação dos revendedores de produtos

Às vezes, os cabos não são identificados pelo seu número de versão. Os varejistas geralmente se referem a USB 1.0/1.1 como "Full-Speed ​​USB", enquanto o USB 2.0 é "Hi-Speed ​​USB". O USB 3.0 pode ser chamado de "SuperSpeed ​​USB". Há também "Wireless USB", mas, como o nome sugere, ele não usa cabos USB.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível