Como conseguir fazer um gato com problemas renais comer

Escrito por carol sarao | Traduzido por ana cristina carneiro
Como conseguir fazer um gato com problemas renais comer
Quanto mais forte for o aroma da comida, mais interessado o gato ficará (cat image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Doenças renais felinas, que ocorrem quando os rins perdem a sua capacidade de concentrar a urina, é um problema comum em gatos mais velhos. A abordagem tradicional de restringir severamente proteína -- uma vez que quase universalmente recomendado -- agora tem seus detratores. De acordo com o site Feline Chronic Renal Failure, especialistas divergem em suas opiniões sobre a eficácia desta dieta no tratamento da insuficiência renal -- alguns acreditam que uma dieta de baixa proteína contribui para a fraqueza e perda de massa muscular e sustentam que fornecer proteína de alta qualidade pode ser preferível à simples redução total da proteína. Uma vez que muitos gatos parecem encontrar os alimentos comerciais de baixa proteína desagradáveis, fazê-los comer pode ser um problema. O consenso atual parece ser o de que a manutenção da ingestão de comida e do peso corporal alto são de suma importância. Se o seu gato com problemas renais reluta em comer, existem técnicas que você pode usar para incentivá-lo a manter uma nutrição vital.

Instruções

  1. 1

    Consulte seu veterinário para recomendações sobre o tipo de alimento que você deve oferecer. A maioria dos veterinários irá recomendar um alimento que seja pobre em sal e fósforo, a fim de eliminar a quantidade de resíduos que deve ser filtrada pelo sistema do gato.

  2. 2

    Ofereça comida comercial para gatos, se ele sempre recusa a dieta formulada especialmente, qualquer comida é melhor do que nenhum alimento. Verifique o rótulo para garantir que a comida é relativamente baixa em fósforo.

  3. 3

    Aqueça a comida no micro-ondas para melhorar o aroma. O apetite dos gatos dependem de seu olfato; quanto mais você puder melhorar o aroma do alimento, maior a chance de que o seu gato irá comer. Teste a comida com o dedo antes de oferecê-la, para se certificar de que não há pontos quentes que possam queimar a boca do seu gato.

  4. 4

    Misture a água, o suco de mariscos, o líquido de uma lata de atum sem sal, ou óleo de anchovas em conserva. Estes líquidos extras não só ajudarão a manter o seu gato hidratado, como irão tornar a comida mais atraente.

  5. 5

    Decore a comida do gato com nepenta. A maioria dos gatos acha o sabor e o aroma desta erva quase irresistível.

  6. 6

    Coloque um pouco de comida macia e saborosa na pata do seu gato para estimular o seu reflexo de higienização, e coloque uma tigela com a mesma comida nas proximidades. Quando seu gato sentir o gosto da comida, ele pode reflexivamente ir atrás de mais dela.

  7. 7

    Leve o gato para um quarto tranquilo, sem distrações, segure-o em seu colo, e ofereça pequenas porções de comida com a mão. Às vezes, um gato que não come em uma tigela pode querer a comida da mão de um ser humano muito amado.

  8. 8

    Fique perto de seu gato depois de oferecer alimentos; acaricie-o suavemente e fale com ele baixinho para persuadi-lo a comer. Ao contrário dos cães -- que podem ficar irritados ou distraídos por serem tocados enquanto comem -- os gatos costumam responder à proximidade, contato físico e incentivo.

  9. 9

    Pergunte ao seu veterinário sobre o uso a curto prazo de pequenas quantidades de diazepam, a dar ao seu gato antes das refeições. Segundo o site Care Pets, este tranquilizante pode servir como um estimulante de apetite.

  10. 10

    Leve o seu gato de volta ao veterinário se ele continuar a comer mal, apesar de seus esforços. Fluidos subcutâneos e alimentação por seringa podem ser necessário; seu veterinário poderá aconselhá-lo.

Dicas & Advertências

  • É crucial que gatos com problemas renais tenham acesso à água potável em todos os momentos. Coloque várias bacias de água fresca em diferentes locais que sejam convenientes para o seu gato.
  • Se o seu gato com problemas renais passar mais de um dia e meio sem ingerir qualquer alimento ou água, leve-o ao veterinário imediatamente. Esta é uma situação potencialmente fatal que requer atenção médica imediata.
  • Não incremente a comida do seu gato com carne ou caldo de galinha, pois estes alimentos contêm excesso de sal e cebola em pó, temperos que são prejudiciais para gatos com problemas renais.

O que você precisa?

  • Suco de mariscos, líquido de atum ou óleo de anchovas
  • Nepenta
  • Diazepam, prescrito pelo seu médico veterinário (opcional)

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível