Como consertar um computador que trava, congela e faz um barulho repetido de metralhadora

Escrito por jennifer moore | Traduzido por luana ribeiro
Como consertar um computador que trava, congela e faz um barulho repetido de metralhadora
Diagnostique o problema de congelamento antes de perder seus dados (computer image by michele goglio from Fotolia.com)

Um barulho alto de metralhadora ou de travamento seguido por congelamento é quase sempre um indicativo de problema no disco rígido (HD). Entretanto, isso pode ser causado por sujeira na ventoinha de resfriamento que faz o processador sobreaquecer e travar (congelar) o computador. Antes de tentar resolver qualquer problema, você deve fazer um backup de todos seus arquivos importantes. Desse modo, se o disco rígido estragar enquanto você tenta determinar a causa do travamento, seus documentos estarão a salvo.

Instruções

    Disco rígido

  1. 1

    Faça o download e instale um software de diagnóstico de disco rígido tal como Active Smart, HDD Health ou Hard Drive Scandisk Pro. Esses programas úteis gratuitos vão escanear o disco rígido e lhe informar se ele estiver com problemas.

  2. 2

    Abra o programa e escolha o drive que você deseja verificar no menu de seleção. Na maioria dos casos ele será o "C:drive". Clique no botão "Scan" (Escanear) ou "Start" (Iniciar). Os botões de comando podem variar levemente entre os programas escolhidos, mas são similares.

  3. 3

    Aguarde o fim do processo de escaneamento para que o programa lhe mostre se existem áreas danificadas (bad sectors) no disco rígido. A presença de bad sectors indica problemas no disco rígido. Substitua-o por um novo, caso esse seja o problema.

    Ventoinhas de notebook

  1. 1

    Desconecte o notebook do cabo de energia e remova quaisquer cabos externos conectados a ele. Remova a bateria. Vire a parte inferior do computador para cima e olhe para as ventoinhas para ver se elas estão muito sujas. Sinta a parte inferior do computador e veja se ela está extremamente quente depois que ele funcionou por um curto período de tempo. O aquecimento exagerado é uma indicação de acúmulo de sujeira. Aplique ar comprimido nas ventoinhas inferiores para removê-la.

  2. 2

    Vire o computador de cabeça para cima e olhe em todos os lados procurando por poeira e sujeira. Borrife ar comprimido nas ventoinhas laterais para limpá-las.

  3. 3

    Vire o lado inferior do notebook para cima em uma superfície de trabalho e remova todos os pequenos parafusos da cobertura inferior com uma chave de fenda Phillips. Vire o computador novamente de modo que sua parte traseira fique voltada para você. Remova os parafusos que prendem as dobradiças.

  4. 4

    Insira uma chave de fenda de ponta plana na linha de junção da dobradiça plástica e puxe-a para cima para soltá-la. Gire o computador ao redor e abra a tela até o máximo possível. Continue puxando as dobradiças plásticas para cima até elas saírem. Verifique o manual do notebook para se certificar de que esse é o modo correto para desmontar a placa de força desse modelo.

  5. 5

    Remova os parafusos que prendem o teclado no computador e levante-o a partir das bordas superiores. Segure o teclado com uma mão e aplique ar comprimido na ventoinha de resfriamento logo abaixo dele.

  6. 6

    Recoloque o teclado e todos os seus parafusos removidos. Conecte o cabo de energia e reinsira a bateria. Ligue o computador e use-o normalmente.

    Ventoinhas de computadores de mesa (PC)

  1. 1

    Desconecte o computador da tomada e remova todos os cabos. Gire-o de modo que sua parte traseira fique voltada para você. Veja se a ventoinha da fonte de alimentação não está suja e empoeirada. Use o ar comprimido nela.

  2. 2

    Remova os parafusos do painel do lado direito e puxe-o em sua direção para removê-lo (o sentido de remoção desse painel pode variar de acordo com o modelo do gabinete). Verifique se as ventoinhas internas do computador não estão sujas. Aplique ar comprimido nessa parte interna para limpar a sujeira e poeira, lembrando de limpar a ventoinha.

  3. 3

    Conecte o computador na tomada, com o painel de acesso do gabinete ainda aberto. Ligue-o e verifique se a ventoinha está girando lentamente e se está fazendo barulho. Troque-a, se estiver com problemas. Recoloque o painel lateral do gabinete e seus parafusos.

O que você precisa?

  • Ar comprimido
  • Chave de fenda Phillips
  • Chave de fenda de ponta plana
  • Disco rígido substituto
  • Ventoinhas substitutas

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível