Mais
×

Não consigo me livrar de algas marrons

Atualizado em 18 julho, 2017

A alga marrom é um dos mais comuns problemas de aquário que provém de uma variedade de causas. Logo que avistar um surto delas, algumas medidas devem ser tomadas imediatamente para livrar-se delas o mais rápido possível. Ela é um sinal de água deficiente e pode afetar a saúde dos habitantes do aquário, se não tratada.

A alga marrom pode invadir rapidamente um aquário, se não tratado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Silicatos

A causa mais comum do surgimento da alga marrom são os silicatos, que vêm da água da torneira e podem também ser introduzidos em um aquário que utiliza sal marinho. A forma mais fácil de controlar os silicatos permanentemente é usar um sistema de filtração por osmose reversa, que remove todo o silicato dissolvido e as partículas orgânicas do reservatório de água.

Nitratos

Um pico de nitrato é um efeito colateral comum da superalimentação do aquário. Tiras de teste podem ser compradas para verificar os níveis de nitrato na água. Se eles estão apenas um pouco fora da linha, condicionadores de água podem ser usados para remediar facilmente o problema. Para uma solução a longo prazo, o desnatador de proteínas é um método melhor para controlá-lo. Eles removem as proteínas na água antes que estas promovam o crescimento das algas.

A superalimentação dos peixes pode facilmente levar a picos de nitrato, que promove o crescimento das algas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Luz solar direta

A luz solar direta é uma maneira fácil para incentivar o crescimento da alga marrom. Assim como qualquer outra alga, ela faz fotossíntese para converter a luz solar em energia. Se um aquário estiver recebendo luz direta, a melhor opção é realocá-lo em um lugar com menos luz.

Filtração química

Filtros de produtos químicos removem material orgânico da água do aquário. Esse tipo de filtro tem a vantagem de ser bem mais barato em relação ao de osmose reversa. No entanto, se a fonte da água usada para encher o aquário é a causa do excesso de nutrientes, a filtração por osmose reversa pode ser a única solução permanente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article