Mais
×

Como construir alavancas e roldanas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Alavancas e roldanas são máquinas simples que facilitam o trabalho empregando vantagem mecânica, ou seja, elas reduzem o esforço aplicado na tarefa. Se você procurar na sua casa provavelmente vai achar várias dessas máquinas simples. Você pode fazer suas próprias alavancas e roldanas.

Instruções

Combinação de alavança e polia, usados em um podador (DRW & Associates, Inc., Microsoft Office clip art)
  1. Encontre alavancas na sua casa ou jardim. Alavancas levantam o peso usando um ponto de apoio, também chamado de fulcro, que põe o esforço no final da parte mais comprida e o objeto no final da mais curta. Use uma pá para fazer a alavanca. Cave na terra, então puxe girando a lâmina contra o topo do solo para tirar a terra. Tesouras são feitas de duas alavancas conectadas em seu ponto de giro. Martelos puxam pregos usando o mesmo processo. A vantagem mecânica de uma alavanca é encontrada dividindo o comprimento da distância entre a fonte de esforço (você) e o fulcro, pela distância do objeto a ser levantado até o fulcro. O pé-de-cabra mostrado deve ter uma grande vantagem mecânica e deve ser usado para separar coisas que requerem muito mais energia do que a pessoa tem.

    Pés-de-cabra servem para realizar tarefas que exigiram muito esforço
  2. Construa sua própria alavanca com o comprimento do material que escolher (madeira resistente ou metal) e o fulcro. Você pode usar uma peça de espuma ou bloco de madeira para servir como fulcro, desde que a madeira possa se apoiar e mover como uma gangorra. Coloque a "plataforma" de espuma no lado do que deseja levantar ou suspender com uma corda. Tente levantar coisas com o fulcro posicionado em diferentes pontos do braço da alavanca para perceber como a facilidade a facilidade é proporcional à distância do fulcro e você.

  3. Em sua casa é fácil achar roldanas. Há polias em motores que seguram cintos de ventiladores e bombas. Persianas usam roldanas para abrir ou fechar sem esforço. Você ou seus vizinhos podem ter um mastro com uma polia na ponta para levantar uma bandeira. Uma roldana tem a vantagem mecânica de dois, o que significa que levantar um objeto requer metade do esforço que seria usado sem ela. Máquinas que usam mais de uma polia têm mais vantagem mecânica e são usadas para levantar objetos muito pesados (como pianos). Se você usa uma bicicleta com marcha, é um conjunto de polias que regulam o esforço requerido para uma certa distância. As polias possibilitam menos esforço em áreas planas e ajudam a gastar menos energia ao subir morros. A relação de transmissão é relacionada com a vantagem mecânica.

    Polias facilitam transportar objetos pesados
  4. Faça uma roldana arrumando duas madeiras ou espumas. Fure ou abra um buraco em cada bloco em direção ao topo, na mesma distância para o chão. Passe um lápis ou agulha de tricô pelo carretel e empurre as pontas do eixo da roldana nos blocos. Passe um pedaço de linha sobre o carretel e amarre um peso em um lado. Tente levantar o objeto desejado sem a polia. Depois, tente novamente com ela para notar a diferença. A polia muda a direção da força e torna possível levantar objetos até a altura da polia, sem deixar o chão.

Dicas

  • Use seu conhecimento. Ao invés de levantar sem ajuda, tente fazer alavancas com os materiais que você tiver disponíveis: galhos, pás, pés-de-cabra e outras ferramentas. Use polias para mudar a direção do seu esforço e operar coisas por controle remoto, como o podador mostrado ou o mastro.

Aviso

  • Sempre use equipamento de proteção adequado para trabalhos que possam envolver objetos pesados ou que possam cair. Sempre use óculos protetores, luvas e sapatos resistentes quando lida com máquinas, mesmo máquinas simples.

O que você precisa

  • Lápis ou agulhas de tricô
  • Carretel vazio
  • Tarugos ou cavilhas resistentes (madeiras, tábuas)
  • Linha de algodão
  • Blocos de espuma ou pedaços de madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article