Mais
×

Como construir um boxe com sauna a vapor embutida

Atualizado em 23 março, 2017

Sempre sonhou em relaxar em uma sauna sem ter de ir para outro cômodo depois para tomar uma ducha? Se você já tem conhecimentos básicos de construção, pode seguir esses passos para fazer uma sauna personalizada em sua própria casa!

Instruções

Convidativo chuveiro de sauna

    Meça o espaço disponível

  1. Meça o recinto e certifique-se, antes de começar as obras, de que o cômodo tem o espaço apropriado para os diversos equipamentos que ficarão no interior do box e para prover o maior conforto possível. Esses últimos poderão ser, entre outros, uma banheira e ralos. Se esses equipamentos já estiverem instalados, certifique-se de que o espaço circundante seja grande o suficiente para acomodar um chuveiro sem obstruir muito a circulação do vapor. Caso contrário, poderá haver sobreaquecimento do piso ou da área onde se senta.

    Procure dar um espaço confortável para sua sauna
  2. Instale um ralo. Antes de erguer muros por todo o canto, deve-se pensar no escoamento e, se possível, já instalar a infraestrutura adequada. Caso seja necessário quebrar um chão de concreto, é desejável que haja bastante espaço para mover os braços. Se o piso for de madeira, a instalação será fácil enquanto houver espaço o suficiente para a água passar por baixo. Deixe um encanamento extra saindo do chão para construir a base do box ao redor dele.

    Se houver bastante espaço embaixo, será fácil trabalhar um piso de madeira
  3. Aproveite as paredes preexistentes. Se o projeto da sala permitir, aproveite um dos cantos para já obter dois lados prontos. Deve-se, então, erguer a terceira parede e, por fim, a quarta para a porta do box.

  4. Coloque as instalações elétricas. Pense onde serão colocadas as lâmpadas de teto à prova d'água e o painel de controle da caldeira. Pense cuidadosamente também em onde esta vai ser colocada.

    Deve-se ponderar cuidadosamente quanto às instalações elétricas
  5. Instale a caldeira. Ela deverá ficar, preferivelmente, do lado de fora da parede onde está o chuveiro. Alternativamente, pode-se colocá-la em outros lugares como embaixo de eventuais assentos. Essa peça deverá ter acesso à água encanada, à eletricidade e seu bocal de saída de vapor deverá estar cerca de 10cm acima do solo, logo embaixo da ducha.

    Uma caldeira de vapor
  6. Erga as novas paredes. O mesmo método empregado para construir um chuveiro simples serve para um de vapor: reboque com concreto ou outro componente à prova d'água se for aplicar azulejos ou pedras.

    Se for azulejar, aplique a proteção adequada
  7. Construa o teto. É recomendável fazê-lo levemente inclinado para que a umidade escorra para um dos lados, mas, a não ser que seja passado grandes períodos de tempo na sauna, não se deve preocupar com a água no teto. Pode-se, portanto, deixá-lo nivelado sem grandes transtornos.

    Recomenda-se fazer um teto levemente inclinado
  8. Instale a base do box. É recomendado fazer isso antes de colocar azulejos na parede, pois é o passo mais importante para deixar o recinto à prova d'água. A não ser que você goste de trabalhar com piche, é recomendável contratar um profissional para vedar o local com esse componente.

    A base do box é essencial para a vedação do ambiente
  9. Hora de colocar os azulejos ou as pedras. Sempre tenha a certeza de que está utilizando o rejunte apropriado. Aplique argamassa nas peças e deixe secar.

    Deve-se fixar pedras e azulejos com materiais apropriados
  10. Instale a porta do chuveiro. Se a abertura for de um tamanho padrão, pode ser possível colocar uma porta pré-fabricada. Se não, é recomendada a contratação de um profissional para tomar as medidas e construir a peça. É imprescindível a presença de um painel de ventilação em cima dela para controlar a quantidade de vapor. Uma opção esteticamente aprazível são os vidros sem fendas -- é possível até mesmo fazer dois lados do recinto com esse material. Ele deixará o box bem bonito e contribuirá com a sua iluminação.

    Vidros são belos e práticos
  11. Por fim, encaixe os últimos componentes à fiação elétrica e aos encanamentos.

    É chegada a hora de instalar os equipamentos finais
  12. Relaxe e goze! Seu chuveiro com sauna está pronto!

    Aproveite o vapor

Dicas

  • O chão do box deverá ser levemente côncavo e ter em seu centro o ralo. É uma boa ideia também inclinar levemente a superfície dos assentos e a soleira debaixo da porta do chuveiro. Se houver uma janela no recinto, incline também sua soleira. Um escoamento adequado é ideal em todos os lugares aplicáveis.
  • Antes de começar qualquer obra, pesquise a legislação e os regulamentos municipais e confira se é necessária uma permissão especial para executá-la.

Aviso

  • Tenha bem assimilados os conhecimentos básicos para se executar pequenas obras. Caso contrário, o projeto será um pesadelo.
  • Desligue os disjuntores principais antes de trabalhar com qualquer elemento elétrico.

O que você precisa

  • Espaço apropriado
  • Todas as ferramentas e materiais necessários para construir um box para chuveiro
  • Porta de box com um painel para ventilação
  • Uma caldeira de tamanho apropriado
  • Acesso à energia elétrica
  • Encanamentos nas proximidades
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article