Mais
×

Como construir uma casa em um terreno difícil

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao construir sua casa, é importante obter o máximo de conhecimento possível sobre construção. Existem muitos fatores a se considerar, especialmente quando se trata de construir a fundação. Se você não inspecionar cuidadosamente o terreno do lote onde irá construir em conformidade, você pode atrasar o processo de construção ou encarar os altos custos de reparos.

Instruções

O tipo de terreno em que você está construindo influencia no modo como sua casa é construída (house image by Vaida from Fotolia.com)
  1. Converse com empreiteiros, fornecedores de equipamentos e engenheiros para assegurar-se de que a área em que você está construindo é acessível. Por exemplo, se você está construindo em uma área onde não há ruas pavimentadas, pode ser difícil transportar os materiais. Do mesmo modo, um engenheiro ou arquiteto deve conseguir determinar a elevação correta baseando-se no terreno.

  2. Consulte as autoridades de planejamento sobre a probabilidade de inundação da área, especialmente se o terreno estiver próximo a um córrego ou fosso. Assegure-se também de que os seus planos sigam os códigos de construção e obtenha a quaisquer autorizações necessárias. Por exemplo, se você estiver construindo em um terreno que ainda não foi desenvolvido, precisará instalar um sistema de esgoto.

  3. Realize um teste de solo para determinar a consistência e o tipo de solo, pois isso poderá afetar o modo como a fundação é colocada. Por exemplo, um alto nível de argila pode desestabilizar a fundação se não for profunda o suficiente. Evite também construir em áreas como manguezais, que são caracterizados pelo solo hídrico, como turfa ou esterco — a areia também apresenta um ambiente instável para se fixar uma fundação. Um engenheiro civil lhe poderá alertar sobre a estabilidade e permeabilidade do solo e determinar se há declives íngremes na área ou se um sistema de drenagem será necessário para remover o excesso de água.

  4. Considere os climas aos quais a sua casa estará sujeita. Ambientes que enfrentam climas severos podem exigir que as bases fiquem vários metros abaixo do chão e protegidas contra geadas, evitando que o concreto afunde. Baixe o lençol freático abaixo do chão da fundação e fique atento para o assentamento desigual do solo — lençóis freáticos altos sazonais acontecem quando há uma combinação de alta precipitação, permeabilização do solo e problemas de drenagem próximo a riachos ou outros corpos d'água, causando inundações sobre a terra e também podendo representar problemas para o sistema de esgoto. Impeça a possíveis problemas de drenagem, escoando a água diretamente da sua casa. A paisagem apropriada também deve direcionar a água para longe da casa.

  5. Procure pelos mapas de solo da sua área no website do Departamento de Agricultura, que lhe ajudará a encontrar as áreas com solos problemáticos, como lençóis freáticos altos ou um solo argiloso que se dilata ou encolhe. Solos de cascalho e com boa drenagem, como o arenoso, não pesam muito na fundação, enquanto lodo e argila contribuem com mais pressão sobre ela. Solos argilosos são muito afetados pela umidade e podem se tornar lama, que é um terreno pouquíssimo estável para uma fundação.

  6. Coloque concreto em sua fundação — o tipo de solo determina o quão fundo se deverá escavar para fazê-la. Se a área tem problemas de inundação prevalentes ou contém um tipo de solo que se torna fluído com a umidade, como argila ou lodo, você precisará de uma fundação mais profunda. Compacte o solo com máquinas e preencha ao redor dela — o solo deve ser colocado em camadas, evitando que ele decante.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article