Como construir uma casa em um terreno difícil

Escrito por krista martin | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir uma casa em um terreno difícil
O tipo de terreno em que você está construindo influencia no modo como sua casa é construída (house image by Vaida from Fotolia.com)

Ao construir sua casa, é importante obter o máximo de conhecimento possível sobre construção. Existem muitos fatores a se considerar, especialmente quando se trata de construir a fundação. Se você não inspecionar cuidadosamente o terreno do lote onde irá construir em conformidade, você pode atrasar o processo de construção ou encarar os altos custos de reparos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Converse com empreiteiros, fornecedores de equipamentos e engenheiros para assegurar-se de que a área em que você está construindo é acessível. Por exemplo, se você está construindo em uma área onde não há ruas pavimentadas, pode ser difícil transportar os materiais. Do mesmo modo, um engenheiro ou arquiteto deve conseguir determinar a elevação correta baseando-se no terreno.

  2. 2

    Consulte as autoridades de planejamento sobre a probabilidade de inundação da área, especialmente se o terreno estiver próximo a um córrego ou fosso. Assegure-se também de que os seus planos sigam os códigos de construção e obtenha a quaisquer autorizações necessárias. Por exemplo, se você estiver construindo em um terreno que ainda não foi desenvolvido, precisará instalar um sistema de esgoto.

  3. 3

    Realize um teste de solo para determinar a consistência e o tipo de solo, pois isso poderá afetar o modo como a fundação é colocada. Por exemplo, um alto nível de argila pode desestabilizar a fundação se não for profunda o suficiente. Evite também construir em áreas como manguezais, que são caracterizados pelo solo hídrico, como turfa ou esterco — a areia também apresenta um ambiente instável para se fixar uma fundação. Um engenheiro civil lhe poderá alertar sobre a estabilidade e permeabilidade do solo e determinar se há declives íngremes na área ou se um sistema de drenagem será necessário para remover o excesso de água.

  4. 4

    Considere os climas aos quais a sua casa estará sujeita. Ambientes que enfrentam climas severos podem exigir que as bases fiquem vários metros abaixo do chão e protegidas contra geadas, evitando que o concreto afunde. Baixe o lençol freático abaixo do chão da fundação e fique atento para o assentamento desigual do solo — lençóis freáticos altos sazonais acontecem quando há uma combinação de alta precipitação, permeabilização do solo e problemas de drenagem próximo a riachos ou outros corpos d'água, causando inundações sobre a terra e também podendo representar problemas para o sistema de esgoto. Impeça a possíveis problemas de drenagem, escoando a água diretamente da sua casa. A paisagem apropriada também deve direcionar a água para longe da casa.

  5. 5

    Procure pelos mapas de solo da sua área no website do Departamento de Agricultura, que lhe ajudará a encontrar as áreas com solos problemáticos, como lençóis freáticos altos ou um solo argiloso que se dilata ou encolhe. Solos de cascalho e com boa drenagem, como o arenoso, não pesam muito na fundação, enquanto lodo e argila contribuem com mais pressão sobre ela. Solos argilosos são muito afetados pela umidade e podem se tornar lama, que é um terreno pouquíssimo estável para uma fundação.

  6. 6

    Coloque concreto em sua fundação — o tipo de solo determina o quão fundo se deverá escavar para fazê-la. Se a área tem problemas de inundação prevalentes ou contém um tipo de solo que se torna fluído com a umidade, como argila ou lodo, você precisará de uma fundação mais profunda. Compacte o solo com máquinas e preencha ao redor dela — o solo deve ser colocado em camadas, evitando que ele decante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível