Como construir um modelo de ferrovia em escala HO

Escrito por tom bartley | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um modelo de ferrovia em escala HO
Como construir um diagrama de ferrovia em escala HO (railroad image by Stefan Balk from Fotolia.com)

A HO é a escala mais popular de modelo de rodovias. Pequena o suficiente para colocar vários elementos ferroviários em pouco espaço, mas grande o suficiente para um bom detalhamento e fácil manuseio, ela reduz sete pés -- 2,13 m -- do mundo real a uma polegada -- 2,5 cm (ao contrário de, digamos, um esquema Lionel, escala O, onde uma polegada -- 2,5 cm -- do modelo equivale a apenas quatro pés -- 1,21 m -- do protótipo, ou escala N, que se aproxima 14 pés -- 4,26 m -- a cada polegada -- 2,5 cm). Se você estiver construindo um esquema, é provável que já tenha um conjunto de trem HO. Se não, vamos começar por aí.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha um conjunto para principiantes que seja barato, mas confiável. A popularidade do HO consiste na produção de volumes que permitem um tamanho "na metade do caminho" e oferecem geralmente preços mais baixos que aqueles correspondentes a escalas maiores ou menores. Busque algo como um motor a diesel pequeno e alguns vagões, algumas vias transversais -- suficientes para criar uma curva -- e um transformador, que irá converter a corrente alternada (AC) em corrente direta (DC), usada para fazer os trens funcionarem.

  2. 2

    Visite uma loja de modelismo, se possível, para comprar um conjunto para principiantes. Esse tipo de lugar é um imã para modelistas e afins e também o local onde poderá encontrar respostas para muitas das perguntas que surgirem à medida em que avança com o projeto. Se não houver uma loja de modelismo disponível, a Wm. K. Walthers (walthers.com) é uma das maiores lojas fornecedoras de modelos de ferrovias.

  3. 3

    Considere substituir a via transversal curva do conjunto, provavelmente de 18 polegadas (45,7 cm) de raio, por uma de 22 polegadas (55,8 cm), para aumentar seu "raio mínimo" (mantenha essas duas palavras em mente, quando planejar seu primeiro modelo HO -- ou qualquer outro modelo). O raio mínimo é a curva mais fechada no modelo de vias. Estabeleça a largura mínima do desenho, necessária para construir uma curva de retorno e o tipo de equipamento que seu desenho pode lidar. O menor raio para a escala HO, por exemplo, é de 15 polegadas (38,1 cm) -- medidas do centro das vias --, de modo que a curva precisa de mais 30 polegadas (76,2 cm) para construir uma curva de 180º, que permite um funcionamento contínuo. No entanto, somente vagões e locomotivas menores poderão passar por uma curva tão fechada sem descarrilhar. Use um raio de 15 polegadas (38,1 cm) somente se não tiver nenhuma outra alternativa, um de 22 polegadas (55,8 cm) se puder escolher e, como segunda opção, um de 18 polegadas (45,7 cm).

  4. 4

    Planeje um raio de 22 polegadas (55,8 cm), se o espaço permitir, porque ele oferece uma curva confortável, até mesmo para grandes locomotivas, e pode ser construído com vias transversais disponíveis. Enquanto a maioria dos modelistas experientes monta pistas de níquel-prata flexíveis compridas, é conveniente para um iniciante começar com peças rígidas, cujo raio de curva seja de 15, 18 ou 22 polegadas (38,1 cm; 45,7 cm ou 55,8 cm) e de 9 polegadas (22,8 cm) de comprimento, nas seções retas. Mede-se a altura das vias HO em milésimos de polegadas, com .100 (chamado código 100), sendo o tamanho mais provável do conjunto de trens. Se tiver uma altura de 0,083, compre seções de 22 polegadas (55,8 cm), do código 83.

  5. 5

    Construa seu modelo de vias, encaixando os trilhos e seguindo um esquema que você mesmo tenha feito ou escolhendo algum no guia para principiantes. Planeje manter esse modelo em um espaço que não seja maior que 4 por 8 pés (1,2 por 1,4 m). Quando estiver satisfeito com o modelo, será a hora de montá-lo sobre uma base.

  6. 6

    Vá para uma madeireira e escolha qualquer tipo de superfície plana pré-cortada: a madeira compensada, o aglomerado, o painel de gesso e o MDF vêm em placas de 4 por 8 pés (1,2 m por 2,4 m). Esse tamanho coincide com muitos dos desenhos para principiantes descritos no livro. Se o diagrama for menor, peça ao vendedor que corte a placa para que ela se ajuste ao tamanho desejado. Ainda que tenha utilizado o raio de 18 polegadas (38,1 cm), geralmente considerada a curva mais fechada para a escala HO, ele pode acomodar corretamente materiais sobre rodas consideravelmente grandes, ainda que algumas locomotivas grandes possam ter sido modificadas especialmente para viajar nas curvas de três pés (91,4 cm).

  7. 7

    Transfira os trilhos para a base e ligue-os na energia, seguindo as instruções que vêm com seu transformador. Depois disso, utilize uma soldadora, para conectar os trilhos em uma unidade de alimentação, e corte o circuito em blocos ou conecte-os ao controle de comando digital. Mas, por ora, comece fazendo com que o trem ande ao redor de uma curva. Um bom teste para vias é colocar um trem completo, que percorra toda a pista, andando no reverso, a uma velocidade moderada, para ver se algum vagão descarrilha. Quando completar esse circuito corretamente, também completou o modelo HO. Não está finalizado -- segundo a tradição do modelismo, nenhum circuito nunca está terminado --, mas certamente está iniciado.

Dicas & Advertências

  • Entrar em uma organização como a Associação Nacional de Modelismo de Ferrovias colocará-lo em contato com colegas modelistas de sua vizinhança, de outro lado da cidade ou de qualquer lugar do mundo, proporcionando uma fonte instantânea de experiência e novas amizades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível