Como construir um personagem invencível no joogo "GURPS"

Escrito por robert dale | Traduzido por israel jeffman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um personagem invencível no joogo "GURPS"
Um personagem invencível no GURPS é uma força a ser considerada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Na mesa de RPG (Role-playing game - em inglês), o narrador, o Mestre do Jogo que rola os dados, tem o seu destino nas mãos. Mas não permita que ele tenha todo o poder. Admita, se alguma vez jogou ou quis jogar RPG, você sempre quis ser o jogador com um personagem imortal. Com um pouco de conhecimento, você pode criar um personagem potente no aclamado jogo “Generic Universal Role-Playing System (GURPS)” (Sistema Genérico Universal para Jogo de Interpretação de papéis – sigla em inglês) de Steve Jackson, um personagem capaz de vencer qualquer combate e atravessar qualquer trama que o Mestre do Jogo lançar sobre você.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • GURPS Módulo Básico (Qualquer edição, mas preferencialmente a 4ª edição)
  • Quaisquer outros livros do GURPS que você queira
  • Lápis ou caneta
  • Papel
  • Calculadora
  • Mestre do Jogo e outros jogadores

Lista completaMinimizar

Instruções

    Começanco com os atributos

  1. 1

    Pergunte ao GM (Mestre do Jogo - sigla em inglês) qual o tipo de jogo vocês irão jogar (ficção científica, fantasia, etc) e quantos pontos você pode usar para criar o seu personagem. Os personagens do GURPS são criados pela utilização dos "pontos de personagem" - desde 100 pontos para personagens medianos até 500 pontos para super-humanos - e todos os atributos, perícias e habilidades são compradas com estes pontos.

  2. 2

    Decida o tipo de personagem que você quer: um guerreiro ou um místico (mago ou psíquico). Este será o foco das suas decisões durantes a criação do personagem.

  3. 3

    Compre os atributos do seu personagem. Os personagens GURPS usam quatro atributos básicos: Força (que determina o tamanho do seu inventário e dano de combate), Destreza (que determina suas habilidades físicas), inteligência (que determina suas habilidades mentais) e Vitalidade (que determina sua habilidade de resistir ao dano e manter as habilidades especiais, como as magias). Os personagens do GURPS começam com 10 em todas as categorias, representando um humano normal. Quanto maior o valor para elevar os seus atributos, custa 10 pontos ou mais para cada nível adicional.

  4. 4

    Aumente a sua destreza se for fazer um guerreiro, ou inteligência se estiver construindo um místico. Aumente o atributo apropriado até 15. Se puder arcar com o custo, aumente ainda mais. Não compre um atributo que não condiz com o tipo do seu personagem.

  5. 5

    Decida se quer ou não aumentar a força ou a vitalidade. Grande parte do sistema de jogo é baseado em inteligência e destreza, que a força e a vitalidade são secundários. Mas se sentir que precisa, aumente sua força ou sua vitalidade para não mais que 12.

    Adicionando vantagens

  1. 1

    Escolha as vantagens do seu personagem, habilidades especiais que melhoram o seu personagem. Guerreiros devem comprar reflexos em combate e alto limiar de dor, que irá permitir que você se defenda facilmente e que evita sérias penalidades durante o combate, mesmo que se machuque. Os místicos devem pegar vantagens como aptidão mágica e poder psíquico, que irão permitir que você utilize habilidades sobrenaturais.

  2. 2

    Considere outras vantagens como mestre de armas (que aumenta suas habilidades com todas as armas brancas), franco atirador (que o torna mortalmente preciso com armas de fogo) e difícil de matar (que fará de você... bem, difícil de matar).

  3. 3

    Evite comprar vantagens não combativas como aparência atrativa, talento musical e riqueza. Vantagens como esta dão realismo ao jogo, mas não fazem nada em combate, que é o naquilo que um personagem imbatível deveria se focar.

    Ficando bom com as perícias

  1. 1

    Compre as perícias do seu personagem. Guerreiros devem comprar perícias de combate e de sobrevivência. Místicos devem comprar perícias mágicas ou psíquicas. O custo destas perícias variam segundo a sua dificuldade de aprendizado: fácil (como Brigar), médias (tal como Boxe) ou difíceis (como kung fu Shaolin). A despeito da dificuldade, sua destreza determina os níveis iniciais das perícias físicas, enquanto a inteligência determina o das perícias mentais. Se você construir o atributo apropriado, pode comprar níveis altos de perícias por um baixo custo.

  2. 2

    Tenha a sua perícia mais importante em 16 ou mais. Quando você utiliza as suas perícias no jogo GURPS, você faz uma checagem rolando três dados de seis faces. Se rolar um número igual ou abaixo da sua perícia, você tem sucesso; se não, você falha. Na maior parte das vezes, uma perícia de 16 ou mais significa sucesso garantido.

  3. 3

    Compre apenas perícias mágicas ou psíquicas práticas quando criar um místico. Magos de combate devem investi na Escola de Magia do Fogo, que é o caminho mais barato e mais efetivo para magias destrutivas. Psíquicos devem investir em telecinesia, provavelmente a habilidade mais poderosa em todo GURPS, que permite que você voe, quebre pescoços com um olhar e atire perdas com velocidade de bala.

  4. 4

    Utilize suas perícias mais elevadas de combate durante o jogo compensando por perícias que você não comprou. Por exemplo, não comprou a perícia arrombar? Use suas altas perícias com armas para rompê-lo. Necessita usar a perícia de falar em público? Saque a sua arma e deixe que ela fale no seu lugar.

    Adquirindo "Vantagens" nas "Desvantagens"

  1. 1

    Escolha as desvantagens do seu personagem. O GURPS, ao contrário de muitos RPG, lhe dá recompensas com pontos extras por criar um personagem com falhas e problemas como mau temperamento, desinteressante e excesso de confiança. A ideia por trás disto é tornar o personagem mais interessante e mais interpretativo, mas as desvantagens fornecem ao jogador "apelativo" uma imensa oportunidade de abusar do sistema.

  2. 2

    Escolha as desvantagens que não irão afetar o seu personagem tangivelmente - por exemplo, a desvantagem infértil tem pouca importância no jogo (ou assim se espera!). Alternativamente, escolha aquelas que pode ser úteis, tais como sono leve. Finalmente, escolha as desvantagens que você possui - se você é muito curioso, pegue-a.

  3. 3

    Use os pontos ganhos ao escolher as desvantagens para comprar mais níveis das perícias e habilidades que quiser. Então, leve o seu personagem "apelativo" para dar uma volta. Esmague os seus inimigos, veja-os no chão antes de poder escutar os lamentos dos seus órfãos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível