Mais
×

Como construir seu próprio ultraleve

Atualizado em 28 março, 2017

Ultraleves são aeronaves extremamente leves e projetadas para voar curtas distâncias, em baixa altitude. Ao construir um avião desse, não há necessidade de obedecer às regras ou certificados da Administração Federal de Aviação. Planeje a construção do seu aeródino ao longo de semanas ou meses. Certifique-se de ter uma área de trabalho grande o suficiente e com boa ventilação, pois as colas utilizadas podem ser tóxicas. Aviação e aeronaves exigem diligência, treinamento e precisão.

Instruções

Ultraleves são pequenos e não precisam obedecer às regras da AFA, como outras aeronaves (ultralight in the sky image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)
  1. Leia o manual de instrução do kit de ultraleve e assista ao DVD. Leia e reveja várias vezes, até que tenha compreendido todo o processo. Separe as partes do ultraleve em três seções: motor, estrutura e asas.

  2. Coloque as peças da estrutura no hangar para começar o projeto. Monte-a de acordo com as instruções presentes no kit.

  3. Monte ou adquira um motor de ultraleve. Pendure-o no guindaste e teste-o antes da instalação na estrutura. Uma vez que tenha sido construído e testado, mantenha-o no guindaste até o momento em que estiver pronto para ser colocado no ultraleve.

  4. Monte as asas de acordo com as instruções do kit. Ao utilizar qualquer produto epóxi ou cola, no caso de seu kit usar uma asa coberta de tecido, certifique-se de que a área de trabalho esteja bem ventilada. Use máscara e luvas de proteção.

  5. Instale o motor na estrutura e então coloque as asas na aeronave. Acople o trem de aterragem e os pneus ao ultraleve.

  6. Teste todas as conexões inúmeras vezes. Redundâncias de segurança previnem acidentes e ferimentos.

O que você precisa

  • Ferramentas elétricas
  • Área de trabalho grande, ventilada e coberta
  • Kit de aeronave ultraleve
  • Tocador de DVD
  • Macaco guindaste
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article