Mais
×

Como construir uma tenda

Atualizado em 21 novembro, 2016

Tendas são simples barracas de lona dobrada suspensas por um ponto central e pressionadas com quatro estacas. Qualquer pessoa pode fazê-las a partir de uma única camada de lona retangular ou lona de acampamento impermeável. A tenda pode ser suportada por um poste ou amarrada por uma corda ao longo de um ramo de árvore. Versáteis e fáceis de construir, elas também têm um piso parcialmente coberto, adequado para situações em que o solo esteja úmido ou lamacento.

Instruções

Tenda é uma barraca simples, que pode ser montada com apenas um pedaço de lona e quatro estacas (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Suspenda a lona pelo furo de modo que fique tão elevada quanto a largura da tela e reduza 5 cm. Se a tela for de 3 m por 6 m, por exemplo, pendure a lona em um poste ou em uma corda suspensa sobre um galho de árvore a um ponto 2,75 m, a 25 cm do chão.

  2. Puxe a tela um pouco para trás, para esticá-la e inclinar a parede de trás da tenda alguns graus após o ponto de suspensão.

  3. Fixe dois pontos, cada um a um terço da distância entre os cantos exteriores, para o chão com os pinos que prenderão a tenda. Em uma tela longa de 6 m, os pinos seriam fixado cerca de 2 m depois dos cantos exteriores. O espaço entre essas estacas é a parte de trás da tenda.

  4. Meça o lado curto e coloque a metade dele de frente para a estaca traseira, deixando um triângulo de lona (os cantos dos lados longos e curtos para a parte traseira) no terreno fora das paredes da tenda. Fixe o ponto de frente para o chão. Repita sobre o outro lado. A parte dianteira da tenda será formada pelas bordas não fixas penduradas em frente dos outros três lados.

  5. Dobre os triângulos na base dos lados da tenda para formar um piso parcial na barraca ou enrole na base do muro para proteção contra o vento.

Dicas

  • Não é necessário ser preciso nas medidas -- uma tenda não quadrada ainda vai servir de abrigo --, mas se quiser ter uma tenda quadrada, precisará medir um ângulo de 45º a partir da borda longa da lona nos dois lados do ponto central. Isso fará as linhas de dobra na parede traseira. A extremidade frontal das paredes laterais serão dobradas ao longo de um ângulo de 22,5º a partir do lado longo da lona.

O que você precisa

  • Camada retangular de lona (com a proporção de 2 para 1 e um buraco com suporte na metade do lado mais longo)
  • Poste ou corda
  • 4 estacas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article