Mais
×

Como construir uma treliça para uma videira usando malha de arame

Uma treliça para videiras pode ser um lindo divisor para canteiros, uma grade para um deck ou pátio, e também servir para treinar sua videira e maximizar a produção de frutos. As treliças pré-feitas são caras e frequentemente feitas de materiais baratos que podem quebrar, causando danos à videira e perda da produção. Uma forma econômica de criar sua videira é usar malha de arame.

Instruções

A malha de arame dá uma estrutura à videira e ao mesmo tempo permite que o ar circule (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Decida onde você quer colocar a treliça. Ela deve receber o sol várias horas por dia para maximizar a produção de frutos. Se você estiver construindo-a para uma videira existente, já tem a localização. Pode a videira até o primeiro nó de cada galho; é recomendável fazê-lo no final do verão para evitar danificar a planta.

  2. Corte dois pedaços de arame de aproximadamente 1,8 m de comprimento. Segure os primeiros 30 cm de cada um ao chão, posicionando-os ao redor da localização desejada para a videira. Os postes devem estar separados aproximadamente 1,5 m. Ao finalizar, você terá dois postes de 1,5 m de altura com a mesma distância de separação. Se quiser uma treliça menor, martele os postes mais profundo no chão.

  3. Corte malha de arame para cobrir a distância entre os dois postes colocados. Aparafuse as peças aos postes para estabilizá-las e evitar que se deformem, quando estiverem suportando o peso da videira. Use parafusos de aço inox ou zinco para evitar a oxidação e descoloração dos postes, e evite também atravessá-los completamente, pois isso cria um perigo na hora de podar ou manter a videira.

  4. Tome o rolo de malha de arame de calibre 12 e desenrole-o pela moldura que você construiu. Comece grampeando um lado da malha a um dos postes e também à viga que se encontra por cima, cobrindo a distância entre aqueles. Continue desenrolando a malha e grampeando-a até chegar no outro poste. Deixe o rolo assim e martele os grampos levemente, para deixá-los ao mesmo nível que a malha.

  5. Recorte a malha de arame, deixando 1 cm depois do segundo poste. Recorte de baixo para cima e seja cuidadoso, pois os extremos do arame estarão afiados. Após liberar o rolo da treliça, martele os extremos recortados contra o segundo poste, para evitar rasgar a roupa ou a pele no futuro. Martele novamente os grampos para afundar os que estiverem altos, e adicione mais onde a malha estiver sobressaindo da moldura de madeira.

  6. Treine a videira para que um conjunto de galhos do tronco principal cresçam horizontalmente pela malha a 75 cm e, outros 60 a 90 cm, a partir da peça de madeira de cima. Use fita ou arame para jardinagem para segurar a videira à treliça até que se adapte e agarre à malha.

Dicas

  • Você pode construir mais treliças com a mesma técnica para cultivar mais videiras, ou estender uma para atingir distâncias maiores.

Aviso

  • Nunca use fechos ou cabos para segurar a videira à grade. Elas não se expandirão quando a videira crescer, o que eventualmente causará danos.
  • Utilize luvas e proteção ocular ao usar o grampeador.
  • Seja cuidadoso ao cortar a rede metálica, pois o rolo pode se fechar de maneira brusca e imprevisível.

O que você precisa

  • Malha de arame (ao menos de aço de calibre 12) de vários comprimentos, 1,8 m x 2,5 cm x 5 cm
  • Grampeadeira para trabalhos pesados
  • Grampos de 2,5 cm
  • Recortes de arame
  • Martelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article