×
Loading ...

Como contar uma história usando um flanelógrafo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Crianças aprendem melhor quando estão engajadas ativamente em atividades educacionais. Ler histórias em voz alta é uma maneira ideal para criar uma fluência e compreensão de leitura, e também para promover um amor por ela na vida. Embora as palavras contem a história, para as crianças, são as imagens que trazem as palavras à história. Use um flanelógrafo para contá-la, trazendo mais vida às fotos, de uma maneira que haja interação, dando mais significado e ajudando a promover um entendimento mais profundo do que está sendo lido.

Instruções

Crianças assimilam mais quando há imagens e cores (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

    Criando o flanelógrafo

  1. Crie peças para a história. Se você está lendo uma história de um livro, faça cópia das imagens, corte-as e cole-as em pedaços de feltro. Se você está contando sem um texto, desenhe ou imprima imagens que correspondam ao conto, e cole-as no feltro.

    Loading...
    Contando histórias (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  2. Explique como funciona o flanelógrafo para seu público. Mostre uma das peças que serão usadas para a história. Diga que, enquanto você lê a história, o painel e as peças de feltro servirão como as imagens.

    Pano de feltro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. Coloque as peças no flanelógrafo em uma ordem correta antes de contar a história. Isso prevenirá procurá-las no meio da apresentação, o que pode distrair seu público e fazer com que ele perca o interesse.

    Mantenha a concentração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Conte a história. Diga o título e coloque a primeira peça de feltro na sua mão. Enquanto você recita as palavras, ou lê o texto em voz alta, coloque-a no painel na hora apropriada. Depois de colocar a primeira peça, pegue a segunda que você preparou e coloque na prateleira do quadro-negro. Continue assim até que a história termine e todas as imagens estiverem enfileiradas no flanelógrafo.

    Contando história (Comstock/Comstock/Getty Images)
  5. Conte novamente a história. Depois de lê-la, permita que o público ajude a contá-la uma segunda vez, recrutando membros para colocar as peças no painel, na hora apropriada. Distribua antes de contar a história e convide alguém para colocá-las no flanelógrafo enquanto conta. Outra opção é distribuir as imagens enquanto conta a história e colocar as imagens imediatamente depois que elas são entregues.

    Contando história (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Permita aos espectadores recontar a histórias sozinhos, colocando as imagens no painel na sequência correta dos fatos.

O que você precisa

  • Feltro
  • Imagens
  • Cola

Referências

Loading ...
Loading ...