O que é um controlador IDE PCI de dois canais?

Escrito por c.a. rubino | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um controlador IDE PCI de dois canais?
Use controladores IDE PCI de dois canais para conectar dispositivos IDE adicionais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O núcleo de virtualmente qualquer computador é a placa-mãe. Todo dispositivo acessado pelo computador deve estar conectado a ela. Dispositivos como discos ópticos e rígidos usam frequentemente IDE. Se um sistema não tiver suficientes canais IDE disponíveis para conectar todos os dispositivos, é possível usar um controlador IDE PCI de dois canais.

Outras pessoas estão lendo

Uso

O controlador IDE PCI padrão de dois canais é uma placa instalada no slot de expansão PCI da placa-mãe, oferecendo a possibilidade de conectar dispositivos IDE adicionais. "Dois canais" faz referência às duas portas na placa, com um canal separado em cada uma. Como IDE pode suportar dois dispositivos por canal (ou cabo), um controlador IDE de dois canais fornece conexões para até quatro dispositivos compatíveis com IDE adicionais.

Compatibilidade

Os controladores IDE PCI de dois canais são compatíveis com virtualmente qualquer computador que suporte dispositivos com esta conexão. Alguns modelos de controladores IDE podem ter requisitos específicos, mas a maioria dos computadores modernos não terá problemas em satisfazê-las. Qualquer dispositivo que se conecte à placa funcionará se for compatível com IDE. Embora esta tecnologia não seja tão comum hoje em dia, ele ainda está disponível em alguns modelos de discos ópticos e rígidos. Geralmente, os dispositivos modernos compatíveis com IDE são vendidos como "PATA" ou "ATA Paralelo". Não há diferença entre as unidades e ambas são compatíveis com controladores IDE padrão.

Instalação

Instalar um controlador PCI IDE não é diferente de instalar qualquer outro dispositivo PCI em um computador. A máquina deve estar desligada e desconectada antes de ser aberta e deve usar-se um dispositivo contra as descargas eletrostáticas, para evitar que um choque danifique ou destrua componentes elétricos no computador, tais como a placa-mãe. O controlador IDE é instalado colocando-o no slot PCI e ajustando-o no local de forma suave, mas firme. A placa não deve ser forçada ou apertada, pois isso pode danificar tanto o controlador como a placa-mãe. Uma vez que esteja firme na posição certa, os dispositivos IDE podem ser conectados, e o computador pode ser montado e ligado.

Advertência

Alguns controladores IDE PCI requerem a instalação de drivers adicionais antes da placa e os dispositivos conectados a ela poderem ser reconhecidos e usados. Leia as instruções da sua placa para mais informações. Os dispositivos IDE também devem ter os "jumpers" nas posições corretas para serem usados. As possíveis posições normalmente vêm impressas em uma etiqueta na parte exterior. Quando dois dispositivos são conectados ao mesmo canal (isto é, com o mesmo fio), um deles deve ser configurado como "mestre" e o outro como "escravo". As novas unidades geralmente detectam e designam automaticamente a posição por meio da configuração "cable select". Se dois dispositivos conectados ao mesmo canal não puderem ser acessadas pelo computador, você deverá configurar o "jumper" manualmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível