Mais
×

Como controlar a inflamação causada por esporões nos calcanhares

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Esporões nos calcanhares é uma condição muito dolorosa que pode ser causada por vários fatores. Tensionar os pés, ficar de pé ou andar o dia inteiro, usar sapatos de sola achatada podem colocar bastante pressão nos calcanhares, o que pode levar ao aparecimento de esporões e inflamações. Uma vez que a maior parte da dor causada pelos esporões vem da inflamação, controlá-la pode amenizar a dor e acelerar o processo de cicatrização das feridas.

Instruções

Calcanhares inchados com esporões (www.flickr.com)
  1. Coloque gelo nos calcanhares inflamados e pressione firmemente por pelo menos 20 minutos. Se a baixa temperatura estiver incomodando muito, coloque uma toalha entre a sua pele e as pedras de gelo. Faça isso com os dois pés se eles estiverem inflamados. O frio faz com que os músculos desinchem, aliviando um pouco da pressão da inflamação.

    Cuidar das inflamações nos esporões pode ajudar as feridas a cicatrizarem mais rápido
  2. Pratique alguns exercícios para os calcanhares. Apoie as duas mãos em uma parede e mova o calcanhar dolorido para trás do seu corpo. Dobre a perna da frente em direção à parede, e depois faça o mesmo com a perna de trás, até sentir a pele do seu calcanhar esticando. Mantenha a posição por 10 segundos e repita com a outra perna. Faça este exercício no começo e no final do seu dia, e repita em outros horários se puder.

  3. Tome uma aspirina ou outro anti-inflamatório, como ibuprofeno ou naproxeno (Motrin ou Aleve). Eles irão temporariamente combater a inflamação e a dor nos seus calcanhares.

    Anti-inflamatórios são importantes no combate a infecções
  4. Descanse por 15 minutos com os pés para o alto sempre que puder. Mesmo que você não tenha tempo para fazer isto sempre, tente tirar alguns minutos diários para elevar os pés. Isto alivia um pouco a pressão inflamatória.

    Descanse com os pés para o alto
  5. Adicione uma palmilha nos seus calçados ou compre sapatos ortopédicos. Palmilhas ortopédicas ajudam a distribuir a pressão causada pelo peso do corpo por toda a planta dos pés.

    Palmilhas ortopédicas
  6. Alimente-se de forma saudável. Carboidratos, açúcares, sal e produtos de trigo em excesso podem causar inflamações em várias partes do corpo. Eliminá-los da sua dieta, mesmo que temporariamente, pode ajudar a descobrir se eles têm participação no seu problema inflamatório. Beba alguns diuréticos naturais, como suco de oxicoco.

    Suco de oxicoco
  7. Atenção ao seu peso. Qualquer excesso de peso pode causar inflamação nos seus músculos e outros tecidos. Mesmo uma perda de 2,5 a 5 Kg pode fazer uma grande diferença no combate aos esporões.

Dicas

  • Cuide dos seus pés com banhos e massagens. O relaxamento irá combater a inflamação.

Aviso

  • Consulte um médico se a inflamação e a dor não passarem.

O que você precisa

  • Gelo
  • Anti-inflamatórios
  • Exercícios para os calcanhares
  • Descansar com os seus pés para o alto
  • Palmilhas ou sapatos ortopédicos
  • Dieta saudável
  • Suco de oxicoco
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article