Como realizar massagem esportiva para entorses de tornozelo

Escrito por contributing writer Google | Traduzido por fábio pinheiro
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Como realizar massagem esportiva para entorses de tornozelo
A técnica de massagem de fricção transversal é usada em massagens desportivas para distensões de tornozelo

A técnica de massagem de fricção transversal é usada como tratamento desportivo nas entorses do tornozelo. Isso ajuda a acelerar o processo de cura e a prevenir o desenvolvimento de tecido cicatricial. Este traumatismo é um dos tipos mais comuns de lesão, sobretudo nos esportes. Isso acontece quando os ligamentos do artelho esticam ou até mesmo se rasgam. Na maioria das vezes, uma entorse é causada pelo giro do tornozelo por baixo, de modo que a sola do pé fica virada para dentro, ferindo os ligamentos que estão fora do mesmo. Mais raramente, o tornozelo rolará para o outro lado e ferirá os ligamentos do lado de dentro dele. A Massagem de fricção transversal aplicada aos ligamentos lesionados, após a fase aguda, ajudará a prevenir a formação de tecido cicatricial. Isto poderá ser feito em torno de cinco dias após a distensão do tornozelo.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

    Espere pelo menos de 48 a 72 horas para começar qualquer massagem

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    Espere pelo menos de 48 a 72 horas para começar qualquer massagem, que deve apenas ser feita em um estágio agudo ou semiagudo.

    Como realizar massagem esportiva para entorses de tornozelo
    Espere pelo menos de 48 a 72 horas para começar qualquer massagem (Comstock/Comstock/Getty Images)
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    Verifique se há contraindicações, tais como um osso quebrado, fratura exposta, infecções de pele, rupturas no tendão, frieiras e afins. Se houver alguma, não realize a massagem.

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    Sente a pessoa com o distendimento de tornozelo em uma posição confortável. Estenda o pé com o tornozelo distendido, de forma que os ligamentos estejam em uma posição alongada.

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    Aplique uma profunda pressão direta no ligamento usando um único dedo. Comece a massagem em um ponto que está levemente distante da área distendida. Depois, comece o seu caminho gradualmente em direção a ela. Massageie profundamente de trás para frente, transversalmente ao ligamento, e não ao longo do seu comprimento. Você deverá sentir o ligamento sob a pele.

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    Lentamente, comece a massagear ainda mais profundamente, mas com limites de dor suportáveis. Continue a massagem por cinco a 10 minutos. Em seguida, enrole o tornozelo com fita ou use uma tornozeleira para apoiá-lo.

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    Massageie o tornozelo com a mesma técnica todo outro dia, não todos os dias. Depois dessa técnica de massagem profunda, o artelho distendido precisará de algum tempo de recuperação. Se a dor ou o inchaço forem pior no dia seguinte, então realizar a massagem novamente.

Dicas & Advertências

  • Não use qualquer óleo ou outro lubrificante, porque a massagem será mais efetiva se você tiver uma boa noção de ligamentos distendidos. Usar óleo apenas fará seus dedos ficarem escorregadios e não funcionarão bem.
  • Pelo método de massagear a partir da perpendicular ao ligamento, em vez de ao longo de seu comprimento, você estará ajudando a quebrar a formação de cicatrizes e realinhar as fibras do colágeno, que, de certo modo, aceleram a recuperação.
  • É essencial que você tenha um bom conhecimento de anatomia do tornozelo e onde os ligamentos estão ligados, de forma que você saiba a melhor maneira de massagear os ligamentos distendidos.

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