Como controlar o nível de TSH para inibir o aumento de tumores

Escrito por vivek saxena | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como controlar o nível de TSH para inibir o aumento de tumores
A melhor forma de controlar o TSH é tomando medicamentos aprovados pela ANVISA (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O hormônio estimulante da tiroide (em inglês, thyroid-stimulating hormone - TSH) é um peptídeo secretado pelo corpo para regular as funções da glândula tiroide. Quando um indivíduo desenvolve câncer nessa glândula, os níveis de TSH precisam ser controlados a fim de impedir que o tumor, ou os tumores, aumentem ainda mais de tamanho. Esse controle deve continuar durante o tratamento pós-cirúrgico de retirada do tumor, devendo ser interrompido apenas depois que os pacientes estiverem completamente livres da doença. Neste artigo você encontra algumas medidas que podem ser tomadas para o controle dos níveis de TSH.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Consulte um médico para que ele possa receitar um remédio para o controle do hormônio tireoidiano como a Levotiroxina, o Thyrolar ou o Cytomel. Estes são medicamentos aprovados pela ANVISA e são indicados para regular os níveis de TSH de um paciente com câncer. Se você receber a prescrição e começar a tomar o remédio, não interrompa o tratamento ou pule doses. Também tenha o cuidado de usar sempre a mesma marca. Caso seja necessário trocar o medicamento, faça antes um exame de sangue para verificar o nível do hormônio, pois marcas diferentes podem induzir níveis diferentes de TSH.

  2. 2

    Inclua em sua dieta alimentos que ajudam a diminuir os sintomas de sua doença. De acordo com o livro "Eat Right or Die Young" (Coma direito ou morra jovem) do Dr. Cas Ingram, alguns vegetais como o repolho, o brócolis, a couve e a couve-de-bruxelas contêm substâncias que inibem a produção do hormônio estimulante da tireoide. O consumo moderado desses alimentos pode ajudar na diminuição dos níveis de TSH, embora eles não devam substituir o medicamento prescrito.

  3. 3

    Evite ingerir alimentos que pioram os sintomas. De acordo com o famoso escritor de livros sobre dieta e saúde, Harvey Diamond, o leite, o açúcar refinado, as algas e os produtos derivados da soja promovem o crescimento do hormônio estimulante da tireoide. A ingestão desses alimentos não é aconselhável até você estar completamente curado. Se ingeri-los, limite-se a porções muito pequenas.

  4. 4

    Não faça uso de suplementos durante a fase de tratamento pós-câncer. De acordo com a edição de 2005 do livro "Living Well with Graves' Disease and Hyperthyroidism: What Your Doctor Doesn't Tell You...That You Need to Know" (Viver bem com a doença graves e o hipertireoidismo: O que o seu médico não contou... que você precisa saber), da ativista de saúde norte-americana Mary J. Shomon, alguns suplementos como as pílulas de cálcio ou de ferro, as multivitaminas e as vitaminas para pré-natal podem aumentar os níveis de TSH. Também procure evitar produtos que contenham muito cálcio como o leite, ou sucos de laranja enriquecidos com cálcio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível