Mais
×

Como controlar a síndrome da cabeça explosiva

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A síndrome da cabeça explosiva é uma parassonia onde o indivíduo escuta um ruído alto que se origina dentro do crânio. Apesar de não ser doloroso, é perturbador, especialmente quando acontece durante o sono, quando é conhecido como início do sono auditivo.

Instruções

A síndrome da cabeça explosiva é bastante perturbadora (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Tenha em mente que enquanto a síndrome da cabeça explosiva é assustadora, ela não danifica seu cérebro ou algo do tipo. Não há risco de morte devido a essa síndrome, apesar de que seu coração baterá mais forte e você se sentirá mais ansioso.

  2. Controle seu nível de estresse. Assim como outras parassonias, a síndrome da cabeça explosiva aparece ou piora quando se está sob pressão. Peça conselhos ao seu médico sobre como lidar com o estresse. Ele poderá recomendar medidas que podem ir desde exercícios de relaxamento até psicoterapia.

  3. Evite ficar muito fatigado, já que as parassonias podem ser ativadas pela exaustão física. Se não dormir bem ou cair na cama depois de um dia de trabalho muito cansativo, é provável que a síndrome ocorra.

  4. Mantenha um diário do sono. Registre a que horas dorme e quando acorda, além de qualquer coisa fora do comum que acontecer durante a noite, como insônia, pesadelos ou mioclonia noturna.

  5. Visite seu médico, o qual poderá testá-lo para saber se você sofre de convulsões no lobo temporal, apesar de que é uma causa improvável. Ele pode ainda prescrever clomipramina, que vem sendo usada com algum sucesso para essa condição. Mostre ao seu médico o seu diário do sono.

  6. Seja paciente. Quase todos os casos de síndrome de cabeça explosiva se resolvem com o tempo.

Dicas

  • A parassonia é um evento indesejado que acompanha o sono. Outros tipos incluem o sonambulismo, paralisia do sono e movimento periódico dos membros. A síndrome da cabeça explosiva pode variar entre um som de rugido a um tiro de pistola. Ela pode ser acompanhada de uma rajada de luz atrás dos olhos e um estremecimento dos músculos.

Aviso

  • A síndrome da cabeça explosiva não deve ser confundida com "choques de cabeça", que podem ocorrer durante a interrupção de medicamentos antidepressivos.

O que você precisa

  • Pequeno caderno
  • Caneta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article