Controle de carunchos dos grãos

Escrito por irum sarfaraz | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Controle de carunchos dos grãos
Os carunchos dos grãos são um grupo de pragas que infesta produtos em grãos armazenados (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os carunchos dos grãos são um grupo de pragas que infesta produtos em grãos armazenados e incluem os besouros de celeiro, de arroz e milho. O estágio larval dos besouros adultos, referidos como carunchos, está entre as pragas de grãos mais destrutiva. Esses insetos são encontrados em todas as localizações geográficas e seu controle é feito por meio de várias estratégias.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

O caruncho de celeiro marrom a preto tem cerca de 5 mm de comprimento e não possui asas reais. Os adultos e as larvas infestam uma série de grãos. A fêmea põe ovos nos cernes em buracos criados por suas mandíbulas. As larvas recém-eclodidas levam quatro semanas para atingir a vida adulta, desenvolvendo-se inteiramente no cerne do grão. O caruncho do arroz é marrom-avermelhado e tem 3 mm de comprimento. Há manchas vermelho-claras a amarelas na cobertura de suas asas funcionais. Os ovos são postos e as larvas maturam exatamente como as dos carunchos de celeiro. O caruncho do milho é um pouco maior que o do arroz, é marrom-avermelhado escuro, com manchas brilhantes nas asas funcionais. As características biológicas são semelhantes as do caruncho do arroz.

Dano

As pragas, especialmente o caruncho do arroz, causam severo dano aos grãos armazenados, uma vez que as larvas podem se desenvolver e se alimentar dentro do cerne. Os carunchos se multiplicam nos grãos inalterados nas caixas. Os sinais de infestação incluem superfícies aquecidas do grão armazenado. O grão danificado geralmente é úmido e começa a brotar. Os grãos infestados mais comuns são: trigo mourisco, semente de kaffir, cevada, sorgo, aveia, macarrão, trigo e milho.

Controle preventivo

A adoção de medidas preventivas está entre as melhores maneiras de minimizar as infestações de carunchos dos grãos. Assegurar que as caixas e áreas circundantes estejam limpas de grãos antigos e poeira anterior ao armazenamento de novos grãos. Não deve haver fendas ou rachaduras nas áreas de armazenamento ou nas caixas, uma vez que os insetos podem se ocultar ali. Inspecione todo o grão armazenado a cada duas semanas durante o tempo mais quente e todos os meses durante a estação mais fria para detecção de possível infestação.

Controle químico

O uso de inseticidas protetores no grão e na caixa muitas vezes é necessário para grãos a serem armazenados por seis meses ou mais. Se ocorrer infestação, os fumigantes ajudam a controlar o crescimento de pragas. A extensão da Universidade do Estado da Pensilvânia recomenda a contratação de aplicadores qualificados para fumigar os grãos, se necessário. Os pesticidas disponibilizados aos proprietários para o controle de carunchos dos grãos incluem: sumitrina, tetramitrina, resmetrina ou permetrina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível