Cooktops de superfície lisa e vitrocerâmicos são iguais?

Escrito por cheryl munson | Traduzido por max jahnke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cooktops de superfície lisa e vitrocerâmicos são iguais?
Fogões de superfície lisa dão um ar moderno à cozinha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

É fácil entender por que você pode estar confuso e pensando se há uma diferença entre um fogão de superfície lisa e um fogão de vidro. Você vê um termo usado por um fabricante e outro termo usado por outros e quer certificar-se de que você está escolhendo o tipo certo de aparelho. O que importa é que ambos descrevem a mesma coisa: um fogão elétrico que não tem queimadores tradicionais no topo do cooktop.

Outras pessoas estão lendo

Superfície lisa

Um fogão de superfície lisa é aquele que não tem queimadores expostos. Por exemplo, um fogão elétrico convencional terá uma boca exposta ou placas de aquecimento de estilo europeu/francês que ficam sobre a superfície do fogão.Os aquecedores em um fogão de superfície lisa ficam embaixo de uma camada vitrocerâmica. Você pode literalmente passar a mão sobre a superfície não aquecida e ela será tão nivelada como uma prateleira ou superfície de mesa.

Superfície de vidro

Um fogão com placa de vidro possui uma superfície de cozimento de vidro cerâmico. A ciência e a química usadas para criar fogões vidro remontam à década de 1970 e à invenção de utensílios de cozinha vitrocerâmicos. O vidro é temperado duas vezes para garantir que tolere temperaturas elevadas. O produto final para placas de fogão é transparente, translúcido, opaco ou colorido. Muitas dessas superfícies são feitas de vidro transparente de cor preta e alguns têm uma cor acinzentada ou cinza-escura translúcido. Quando o fogão estiver ligado, os aquecedores por baixo do vidro tornam-se visíveis e brilham em vermelho.

Similaridades

Os fabricantes costumam usar os termos "superfície suave" e "tampo de vidro" como sinônimos, e você também pode. Algumas empresas referem-se a todas as suas ofertas de produtos como tendo "superfícies suaves" e alguns se referem a eles como "vitrocerâmicos". Outros ainda combinam ambos os termos e descrevem-os tanto como vitrocerâmico quanto de superfície suave. Ambos os termos são usados ​​para descrever apenas as superfícies cooktop elétrico e não se aplicam para fogões a gás. Um fogão vitrocerâmico de superfície suave usa aquecedores de bobina radiante, lâmpadas halógenas ou elementos de indução.

Diferenças

O termo "superfície suave" descreve o atributo físico da superfície do cooktop como sendo plana e lisa, sem elementos de aquecimento expostos. Um fogão desses com uma superfície de cor cinza pode ter marcas para indicar onde colocar as panelas, enquanto um fogão de vitrocerâmico em cor preta transparente raramente tem marcações para indicar a área do queimador para que sua aparência permaneça mais clara e sem marcas. O termo "tampo de vidro", enfatiza que o vidro de cerâmica foi utilizado para fabricar a superfície do cooktop. Então, em essência, o termo superfície lisa enfatiza as características físicas, e "tampo de vidro" centra-se na composição do material do fogão.

Vantagens e desvantagens

Fogões elétricos de superfície suave vitrocerâmica dão uma aparência suave e elegante às áreas de bancada da cozinha. Comparado aos que possuem queimadores de gás expostos e até mesmo queimadores de bobina radiante, a limpeza após o uso é relativamente fácil. Não há queimadores para limpar, você simplesmente limpa o que quer que tenha derramado com uma esponja úmida. A única desvantagem é que você deve usar os utensílios adequados, tais como panelas e frigideiras com fundo plano e os especialmente fabricados para uso em cooktops de vidro. Por exemplo, um fogão com um queimador por indução só funcionará com panelas feitas de materiais ferromagnético (tais como o aço inoxidável) em todos os lados, enquanto os elementos de aquecimento radiante e halógenos requerem apenas que a parte inferior do recipiente seja feita de materiais magnéticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível