×
Loading ...

O que é um forno halogênio?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O forno halogênio é um eletrodoméstico com a mesma função do forno convencional, exceto que oferece diferentes tempos e métodos de cozimento e fornece melhor visibilidade. Ele não pode ser utilizado como um forno micro-ondas, mas é um aparelho útil quando usado junto a um sistema existente de fornos.

Uma luz halógena aquece um forno halogênio (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Forno convencional

Um forno convencional utiliza um elemento aquecedor feito de metal muito durável e protegido por um revestimento de cerâmica. Uma corrente elétrica é enviada através desse metal; ele age como um resistor e cria resistência à corrente, que por sua vez, é liberada como calor. Esse calor irradia através do ar e preenche o compartimento do forno, cozinhando o alimento.

Loading...

Forno halogênio

Um forno halogênio utiliza uma lâmpada halógena para fornecer calor radiante, aquecendo o ar através das ondas infravermelhas produzidas por ela. Isso funciona de madeira similar ao elemento aquecedor do forno convencional, mas produz um calor infravermelho mais direto. Esse aparelho também tem ventoinhas que fazem o ar circular constantemente no compartimento do forno, permitindo que o calor passeie pela superfície do alimento mais completamente e transformando esse forno em um sistema de convecção.

Diferenças no cozimento

Se um forno halogênio for utilizado para cozinhar algo, serão necessários alguns ajustes para compensar a diferença no método de cozimento. Normalmente, é escolhido um tempo menor de cozimento, ou uma temperatura mais baixa. Diminuir a temperatura normal em cerca de 10%, como usar 130 °C em vez de 150 °C, é recomendado. Outra opção é reduzir o tempo de cozimento em cinco ou dez minutos. Os usuários de fornos halogênios, entretanto, devem estar preparados para uma diferença no cozimento do alimento.

Benefícios

Diversos benefícios são comumente associados aos fornos halogênios. Primeiro, eles são mais flexíveis e podem receber várias receitas; além disso, os fabricantes afirmam que esse tipo de forno pode cozinhar melhor sem a adição de óleos ou gorduras. Os fornos halogênios tendem a utilizar menos eletricidade e podem diminuir tempos de cozimento caso sejam usados corretamente. Eles também são mais fáceis de limpar, por conta de sua parte superior que funciona como uma tampa e de seu design portátil.

Considerações

Os fornos halogênios são muito pequenos em comparação aos convencionais, portanto não podem cozinhar grandes porções. As versões maiores podem ser utilizadas para se assar um peru com menos de 7 kg. Fazer múltiplos pratos ao mesmo tempo exige o uso de uma outra opção de forno. Por conta da tecnologia utilizada nos fornos halogênios ser recente e ter sido rapidamente comercializada, esses aparelhos não tendem a ser tão confiáveis quanto as versões convencionais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...