Cores típicas da pelagem do Yorkshire

Escrito por man yan | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cores típicas da pelagem do Yorkshire
A pelagem de um Yorkshire para exposição é preta ou azul-aço do pescoço até à cauda e fulvo na cabeça, peito e pernas (Christopher Furlong/Getty Images News/Getty Images)

O Yorkshire Terrier, ou Yorkie, tem uma origem humilde como caçador de roedores para a classe operária do século XIX, no norte da Inglaterra, e até hoje é a segunda raça mais popular no mundo. Esses cães são conhecidos por seu porte pequeno, grande personalidade, e acima de tudo, por sua exuberante pelagem sedosa semelhante ao cabelo humano.

Outras pessoas estão lendo

Origem

Acredita-se que os Yorkies são o resultado do cruzamento entre muitos tipos de terriers da Escócia trazidos para Yorkshire, Inglaterra, por mineiros e tecelões escoceses no século XIX. A raça acabou sendo levada para os Estados Unidos e se tornou uma das 25 raças registradas do American Kennel Club.

Temperamento

Mesmo não parecendo, esses pequenos cães têm um grande coração (pesam somente de 2 a 3 kg e são oficialmente classificados no grupo dos cães toy). São independentes, valentes, potencialmente agressivos, extremamente inteligentes, ousados e não muito pacientes. Esse temperamento os torna cães de guarda ideais, que também são leais, carinhosos, amáveis, concentrados e receptivos. Essa raça gosta de atenção e de ficar com os donos. São uma boa escolha para solteiros e adultos, mas não são recomendados para crianças pequenas, pois tendem a ficar bravos quando não são manipulados devidamente.

Pelagem

Os Yorkies são cães hipoalergênicos que nascem com pelagens pretas e douradas e depois passam a ter uma coloração fulva e azul-aço. Eles têm pelo real não têm uma pelagem interior, o que significa que perdem menos pelo e são relativamente fáceis de cuidar. Os criadores de Yorkies para exposições devem manter seus animais com pelo longo, desembaraçado, sedoso, liso e sem caspa. Isso exige muito tempo e atenção, portanto, os donos de cães que não são de competição costumam tosar seus animais como os filhotes, aparando o pelo na face, bem como no corpo, facilitando na hora da alimentação, da brincadeira e da limpeza.

Banho

Compre um xampu especificamente formulado para o pelo do Yorkshire, suave e com pH balanceado. Pode ser encontrado em pet shops juntamente com outros itens que você pode precisar, como condicionador, kits para cuidar do pelo, uma boa escova e um secador específico.

Comece a dar banho no seu cão desde pequeno para que ele se acostume com a água. Lave-o com frequência, cerca de uma vez por mês ou mais, conforme necessário, mas não muito, pois banhos frequentes retiram os óleos naturais da pele. Use água morna e passe o xampu a partir da cabeça, espalhando até o rabo para evitar que caia nos olhos. Depois disso, aplique o condicionador para deixar o pelo sedoso. Aplique a partir da cabeça até a cauda e enxágue bem. Enxugue com a toalha ou use um secador para cães. Um secador comum também pode ser usado, mas regule-o na temperatura morna, mantendo uma distância segura do animal, pois um secador comum pode queimar facilmente a pele do Yorkie.

Tosa

O pelo do Yorkie requer cortes constantes. Se você mesmo quiser cuidar dos pelos, você e seu cão podem gostar desse momento juntos. Kits para cuidados com o pelo podem ser encontrados em pet shops, e presume-se que os itens incluídos sejam seguros até mesmo para amadores. Não existe um corte certo, por isso você pode copiar ideias de fotos ou experimentar o corte que fique melhor no seu cão. Entretanto, o pelo extra fino desses animais pode não ser adequado para alguns estilos. Deixe o pelo do seu Yorkie longo durante o inverno, pois eles têm pouca tolerância ao frio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível