Mais
×

Como corrigir superexposição utilizando o Gimp

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O "GIMP" (GNU Image Manipulation Program) possibilita que você edite imagens e gráficos por meio de ajustes de cores, de exposição e de brilho. Assim como muitos programas de edição de imagens, esse software disponibiliza as ferramentas lápis, caneta e pincel, que você poderá utilizar para adicionar efeitos. Caso queira corrigir uma superexposição em uma foto utilizando o "GIMP", é possível diminuir o brilho, adicionar uma camada duplicada ou utilizar a ferramenta de ajuste automático de nível para manter pontos luminosos e sombras a um grau de exposição adequado.

Instruções

Fotos com luz solar de fundo geralmente resultam em superexposição (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Abra o "GIMP". Clique no menu "File" (arquivo) e, em seguida, vá em "Open" (abrir). Selecione a foto com superexposição e clique em "OK".

  2. Clique no menu "Tools" (ferramentas) e, logo após, clique em "Levels" (níveis). Selecione a caixa próxima ao rótulo "Auto" (automático) e pressione "Okay". Isso corrigirá a exposição utilizando a ferramenta de ajuste automático de nível. Se não estiver satisfeito com a correção, clique no menu "Edit" (editar) e, em seguida, clique em "Undo" (desfazer).

  3. Abra o menu "Tools" (ferramentas), clique em "Color Tools" (ferramentas de cores) e selecione "Brightness-Contrast" (brilho-contraste). Diminua o brilho movendo o cursor "Brightness" (brilho) para a esquerda.

  4. Navegue até a caixa "Layers" (camadas). Clique com botão direito na camada nomeada "Background" (plano de fundo). Clique em "Duplicate Layer" (duplicar camada) e solte o botão direito do mouse.

  5. Clique no menu suspenso "Mode" (modo) e selecione "Multiply" (multiplicar).

  6. Arraste o cursor "Opacity" (opacidade) para a direita para aumentar o brilho da imagem.

Dicas

  • O "GIMP" suporta imagens nos formatos TIFF, JPEG, GIF, PNG e PSD.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article