Mais
×

Como fazer cortes diagonais em tecidos

Atualizado em 17 abril, 2017

Tecido cortado na diagonal é conhecido como "corte viés". Esse corte tem mais elasticidade do que um corte tradicional ao longo da fibra e é muitas vezes utilizado para fazer roupas drapeadas ou fita de viés, que normalmente serve como acabamento para colchas e outros projetos de artesanato. Se o seu projeto precisar um corte diagonal básico para qualquer motivo, existe uma maneira simples de fazer isso que levará apenas alguns minutos.

Instruções

Tecido cortado em diagonal tem mais elasticidade do que cortado no sentido da fibra (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque o tecido na horizontal, sobre uma mesa, do lado avesso.

  2. Segure o canto superior esquerdo do tecido e dobre-o para baixo, até que ele se encontre com o outro lado, fazendo um formato de triângulo. Pressione a dobra com um ferro para fazer um vinco e desdobre o tecido.

  3. Use uma tesoura ou cortador de tecido e uma régua para cortar cuidadosamente o tecido ao longo do vinco diagonal feito pelo ferro.

Dicas

  • Se estiver fazendo fita de viés, use um marcador de tecido ou giz de alfaiate, com uma régua para riscar linhas paralelas ao corte diagonal que você fez. As linhas devem ser quatro vezes mais largas do que a largura final desejada da fita de viés. Corte ao longo das linhas e costure as tiras para formar uma longa fita.

O que você precisa

  • Ferro
  • Tesoura ou cortador de tecido
  • Régua
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article