Mais
×

Como costurar um botão com pé

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um botão com pé muitas vezes é a melhor escolha para um casaco, vestido ou blusa. Ao invés de ser plano, é um botão arredondado ligado a uma haste, que se destaca do tecido uma vez que é costurado no lugar. Você pode até mesmo fazer a sua própria haste quando anexar um botão plano se precisar de um pouco de espaço entre o tecido e as costas do botão.

Instruções

Botões com pé são ideais para jaquetas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Marque seu tecido para colocar o botão apropriadamente usando um alfinete ou um marcador de tecido.

  2. Passe a linha na agulha e dê um nó nas pontas para formar um fio duplo. Linha comum é adequada, mas você pode usar um fio mais pesado se estiver costurando botões de um casaco pesado que será muito usado.

  3. Faça dois pequenos pontos na marcação do posicionamento dos botões, pelo lado direito do tecido, para manter sua linha segura.

  4. Centralize o botão acima da marca e traga a agulha através do pé. Trabalhando a partir da frente da peça de vestuário, faça um ponto no tecido. Coloque a agulha no pé pelo outro lado, mantendo-se perto da marca original.

  5. Costure cerca de quatro pontos, continuando a passar por cima e, em seguida, sob o eixo. Prenda a linha sob o botão fazendo alguns pequenos pontos, dando um nó e cortando o fio.

Dicas

  • Você pode optar por usar um pedaço pequeno e redondo de feltro ou de um pequeno botão liso e claro na parte de dentro da sua roupa para ajudar a proteger a peça e evitar que o pé fique para fora através do tecido. Se você escolher esta opção, mantenha-o na parte de dentro e costure-o no mesmo lugar que costurou o botão com pé.
  • Se você não tem um botão com pé, mas precisa de uma haste para que fique certo, você pode fazer um a partir da linha. Coloque um alfinete debaixo de um botão plano e costure-o como você faria normalmente. Remova o alfinete e enrole o seu fio ao redor da haste arqueada várias vezes antes de dar o nó.

O que você precisa

  • Botões com pé
  • Agulha de costura à mão
  • Linha comum de costura
  • Pequenos pedaços de feltro ou botões planos, pequenos e claros (opcional)
  • Tesoura
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article