Como costurar um kaftan

Escrito por katina blue | Traduzido por alessandra fonte de azevedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como costurar um kaftan
Variações do Kaftan começaram a aparecer na moda dos países ocidentais durantes os anos 1970 (Jim Arbogast/Digital Vision/Getty Images)

Uma peça de roupa solta que lembra uma longa túnica, o kaftan, que também pode ser escrito caftan, é uma roupa fashion característica de países como Iraque, Síria, Irã e Turquia. Ela é tradicionalmente feita de seda ou algodão, com estampas multicoloridas, e normalmente é usada com uma faixa ou um cinto combinando. O Kaftan tornou-se popular nos países ocidentais nos anos 1970 e variações dessa vestimenta são vistas nas páginas de moda nos últimos anos. As mulheres podem usar um kaftan como saída de praia, um vestido de noite, quando acompanhado de saltos altos, ou como um vestido casual ao ser usado com leggings e sandálias. Para ter um no guarda-roupa, tente costurar o seu seguindo essas simples instruções.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Máquina de costura
  • Alfinetes
  • Tecido

Lista completaMinimizar

Instruções

    Escolha e corte o tecido para o kaftan

  1. 1

    Tire as suas medidas. Coloque a fita métrica na base do seu pescoço e estenda-a em direção aos seus pés até atingir a altura desejada. Meça o comprimento do seu braço colocando a fita no alto do seu ombro, começando na linha do pescoço, até o comprimento desejado da manga. Para ser mais preciso, é melhor ter alguém para segurar a fita métrica e ler as medidas. Multiplique a medida por dois para saber a quantidade exata de tecido com 1,2 m de largura que você deve comprar.

  2. 2

    Escolha o seu tecido. A maior parte das lojas de artesanato e lojas especializadas em costura oferece uma grande variedade de materiais. Escolha seda ou cetim para um kaftan mais elegante ou adquira um tecido de algodão para um modelo mais casual.

  3. 3

    Corte o tecido ao meio para obter dois pedaços iguais do mesmo material. A largura de ambos deve ser de 90 cm depois do corte.

  4. 4

    Corte dois retângulos das sobras do tecido, cada um medindo de 15 a 30 cm. Dobre cada retângulo ao meio, ao longo do seu comprimento até os avessos se tocarem. Pressione a dobra até criar um vinco em ambos. Você utilizará esses pedaços posteriormente, para fazer a gola do kaftan.

    Fazendo a gola do kaftan

  1. 1

    Escolha uma das metades do tecido cortado para ser a parte da frente do kaftan. Coloque-a com o lado certo para cima em uma superfície plana e espaçosa, como uma mesa.

  2. 2

    Coloque um alfinete na borda superior do tecido no centro do mesmo. A partir desse alfinete, meça 20 cm para baixo do tecido e coloque outro alfinete para marcar esse comprimento.

  3. 3

    Coloque dois alfinetes a 15 cm, um de cada lado, do alfinete central anteriormente colocado na borda superior central do tecido. Diretamente sobre um dos lados do alfinete inferior, coloque um alfinete a 5 cm de distância, repetindo a ação do lado oposto, de modo que os três alfinetes fiquem alinhados na parte inferior. Todos os alfinetes devem formar o contorno da abertura da gola.

  4. 4

    Começando com o alfinete superior mais à esquerda, comece cortando o tecido na direção do alfinete inferior esquerdo. Continue cortando na linha dos alfinetes inferiores até atingir o último. Corte para cima em direção ao alfinete superior mais à sua direita. A abertura da gola deve ser semelhante a um retângulo de cabeça para baixo, exceto o fundo que será plano e quadrado em vez de pontudo.

  5. 5

    Fixe os dois retângulos que você cortou anteriormente para a gola, com as bordas alinhadas. Costure à mão ou à máquina os retângulos na gola usando uma sapatilha para costura de aproximadamente 35 milímetros. Vire os retângulos para dentro e para o centro até que as bordas inferiores se sobreponham. Reúna o tecido que sobrou do fundo da abertura da gola e junte com as bordas sobrepostas do retângulo com um alfinete. Costure os pedaços juntos e corte o excesso de material deixado nos retângulos.

    Complete o kaftan

  1. 1

    Alfinete a parte superior do material reservado para a parte de trás do kaftan diretamente sobre a parte frontal, colocando alfinetes com intervalos de uma polegada de cada lado. Costure à máquina ou a mão as duas partes juntas.

  2. 2

    Costure a máquina ou a mão os lados, deixando uma abertura de aproximadamente 25 cm para acomodar os braços. Faça uma bainha na parte de baixo, na abertura dos braços e na parte de trás da abertura da gola.

  3. 3

    Adicione enfeites. Algumas possibilidades incluem paetês, strass ou um cinto. Ou deixe-o como está, para um visual mais simples e casual.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível