Que tipo de creme antifúngico usar para tratar infecção fúngica auditiva em cães?

Escrito por sharon platz | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de creme antifúngico usar para tratar infecção fúngica auditiva em cães?
A infecção fúngica pode ocorrer no ouvido, pele, dedos e área anal dos cães (dog on orange background image by Gleb Semenjuk from Fotolia.com)

Um fungo levedural, Malassezia pachydermatis, geralmente encontrado na pele de cães, quase sempre não causa problemas, informa o site americano Pet Education.com. Também está sempre presente em seu canal auditivo, e por isso os cães podem ser suscetíveis às infecções fúngicas nesse local. Certas raças, como os Terriers, Chihuahuas, pastores-alemães e pastores-de-shetland são particularmente propensos ao supercrescimento desse fungo, resultando em infecção.

Outras pessoas estão lendo

Causas

As infecções fúngicas têm várias causas, segundo o site Pet Education.com. A pele canina, até mesmo a dos ouvidos, tem um sistema imunológico impulsionado pelos linfócitos T, células que devem permanecer fortes para impedir o supercrescimento fúngico e a infecção. As condições de base que enfraquecem o sistema imunológico da pele dão as condições necessárias para o fungo predominar. Entre essas condições estão: doença infecciosa ou hereditária preexistente, alergias, infecções bacterianas e seborreia (excessiva descamação da pele).

Sintomas

As infecções fúngicas tendem a ser mais problemáticas em climas quentes e de elevada umidade, portanto o verão deve ser um pesadelo para cães suscetíveis a essas infecções. Independentemente da localização da infecção, o prurido cutâneo é um claro indicador de que algo está errado com o animal.

Se o cão sofrer de uma infecção fúngica no ouvido, ele se coçará incessantemente, traumatizando a pele. O mau odor e secreção do ouvido, um constante chacoalhar da cabeça e a pele fina, avermelhada ou enegrecida, também são sinais de infecção no ouvido.

Tratamento

Se a infecção auditiva for localizada em locais descobertos, por exemplo, pode-se prescrever o creme tópico de miconazol. Este é um antifúngico prescrito principalmente para tinha, mas é usado também para tratar infecções fúngicas. É a mesma medicação empregada para tratar infecções fúngicas em humanos.

O creme antifúngico é aplicado diretamente à área do ouvido, na pele onde está presente a infecção, tantas vezes ao dia conforme seja a prescrição do veterinário.

Considerações

Para aumentar a eficácia do miconazol, o site Doctors Foster and Smith Pet Pharmacy recomenda tosar as áreas de pelagem nas orelhas onde a infecção está sendo tratada. Mantenha essa área sem pelos, enquanto usar o creme antifúngico. Em alguns casos, o tratamento poderá ser de até seis semanas.

Continuar a manter a tosa da pelagem do animal durante a aplicação diária do creme antifúngico também assegura um ótimo benefício.

Efeitos colaterais

O miconazol pode causar vermelhidão ou erupção cutânea no local da aplicação. Se isso ocorrer, interrompa seu uso imediatamente, aconselha o site Doctors Foster and Smith.

Outra preocupação é uma reação alérgica que pode causar edema facial no animal ou surtos de urticária, vômito ou diarreia. Em casos graves, o cão pode entrar em choque, ter convulsões ou entrar em coma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível