O que as crianças aprendem ao brincar de cozinhar na pré-escola

Escrito por cheryl munson | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que as crianças aprendem ao brincar de cozinhar na pré-escola
As crianças da pré-escola aprendem leitura, matemática, velocidade e mais ao cozinhar (fun in the kitchen image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Mesmo que os alimentos às vezes sejam de plástico, utilizar a culinária para ensinar crianças da pré-escola possui benefícios maravilhosos na "vida real". As receitas são utilizadas para ensinar leitura, contagem e matemática. As crianças aprendem a identificar objetos, distingui-los e separá-los em grupos de itens relacionados. Elas aprendem sobre segurança, velocidade e ritmo e exercitam os membros minúsculos para desenvolver a destreza. Acontecem vários "momentos ensináveis" interessantes e valiosos, mesmo quando você ensina a uma criança como fazer algo tão simples como uma vitamina.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento adiantado da leitura

As pré-escolas utilizam receitas divertidas que são fáceis para as crianças entenderem. Os professores deixam-nas acompanharem a preparação e participarem da mesma. Elas aprendem a identificar as palavras na receita com os alimentos e ingredientes apropriados. Durante o processo, elas desenvolvem conexões visuais importantes para associar palavras que ajudam a desenvolver a leitura e as habilidades de compreensão.

O que as crianças aprendem ao brincar de cozinhar na pré-escola
A culinária ensina segurança e reforça a lavagem das mãos (baking christmas cakes image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Habilidades de contagem e de matemática

Utilizar a culinária e algumas receitas também ajuda as crianças da pré-escola a aprenderem habilidades de matemática. Por exemplo, elas têm a oportunidade de contar quantas xícaras de leite são necessárias para fazer uma vitamina, quantos morangos e assim por diante. Elas também aprendem as medidas ao praticar coisas como aprender quando o leite que despejam alcança a marca de meia xícara.

Identificação e classificação

Uma técnica de aprendizagem altamente instrutiva que as pré-escolas utilizam é juntar uma variedade e quantidade de alimentos em uma grande pilha ou cesta, e pedir às crianças para pegarem os itens conforme a professora chamá-los pelo nome. Essa técnica incorpora o desenvolvimento das habilidades de associação de palavras que ensinam às crianças como identificar objetos corretamente e separá-los de outros itens.

O que as crianças aprendem ao brincar de cozinhar na pré-escola
As crianças aprendem a contar, classificar e identificar objetos (eating my birthday cake image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Velocidade, ritmo e destreza

A culinária pode ser utilizada com eficácia para ensinar aos alunos da pré-escola sobre velocidade. Os educadores podem utilizar receitas que exigem que algo seja misturado lenta ou rapidamente e desafiar a criança a utilizar seu julgamento para determinar quando algo está a uma velocidade média. As crianças também aprendem sobre ritmo no processo e desenvolvem a destreza do uso de seus braços, suas mãos e seus dedos.

Segurança

Os educadores ensinam-nas um aprendizado valioso sobre a importância da segurança ao cozinhar. Elas aprendem quando as coisas estão quentes, como manusear comidas quentes com segurança e como deixá-la esfriar antes de comê-la. A importância de lavar as mãos também é reforçada ao utilizar a culinária como uma técnica de ensino.

Utilizando talheres

As mãos pequenas aprendem a diferença entre os talheres e como utilizá-los corretamente. Elas também têm a oportunidade de experimentar os utensílios de cozinha e aprendem a diferença entre tamanhos e usos e como esses itens são diferentes dos talheres.

Alimentação saudável

Um ótimo benefício a longo prazo de utilizar a culinária para ensinar crianças da pré-escola é ensiná-las como alimentarem-se de forma saudável. A maioria dos fogões e fornos infantis vem com uma variedade de alimentos de plástico que incluem carnes, legumes e sobremesas. Os educadores aproveitam a oportunidade para ensinar às crianças enquanto são pequenas sobre como apreciar fazer pratos que combinem os grupos alimentares básicos e preparar uma refeição balanceada. Os pais podem aproveitar ao máximo as oportunidades de "momentos ensináveis" que podem ser transferidos para a mesa de jantar com comida de verdade e desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível