Mais
×

Jogos infantis que ensinam empatia

Atualizado em 21 julho, 2017

Empatia, ou ser capaz de entender como outra pessoa se sente em determinada situação, é uma habilidade valiosa para a vida. A empatia reforça relacionamentos construindo entendimento entre as partes. Além disso, Paul Coleman, Doutor em psicologia, diz que a habilidade de sentir empatia também ajuda crianças a irem melhor na escola. Porém, a empatia não vem necessariamente de forma natural. Algumas crianças precisam de um tempo até desenvolvê-la.

As crianças frequentemente precisam de ajuda para aprender a sentir empatia pelos outros (crying image by saied shahinkiya from Fotolia.com)

Eu sei exatamente como você se sente

Escreva emoções na primeira linha de cartões de 7,5 cm x 13 cm. Distribua uma cartão para cada criança. Em seguida peça para que elas escrevam sobre uma ocasião na qual se sentiram dessa maneira. Quando todas as crianças tiverem terminado, recolha os cartões. Leia as histórias em voz alta e peça que as crianças identifiquem que emoção cada história representa. Se o grupo for grande o suficiente e tiver uma cultura de apoio, você pode fazer as crianças se revezarem em pegar cartões ao acaso e os ler em voz alta, ao invés de você ler.

Esculpindo um sentimento

Saber "ler" como alguém se sente é uma habilidade-chave para a empatia. Ajude as crianças a desenvolverem essa habilidade com um jogo simples de escultura. Escreva emoções em pedaços de papel e ponha-os em um balde. Peça que uma criança se voluntarie a ser a primeira "estátua". A criança não se move. Escolha um "escultor" entre as crianças restantes. O escultor irá sortear uma emoção e "esculpir" a "estátua", para que ela mostre essa emoção. As demais crianças irão então tentar adivinhar que emoção a estátua está mostrando. A estátua então se torna o escultor e o jogo continua.

Zoom

O site Wilderdom.com inclui Zoom em uma lista de atividades para descontrair o ambiente. Escutar bem e ver as coisas pela perspectiva de outra pessoa, habilidades cruciais para a empatia, são proeminentes nesse jogo. Distribua ao acaso um grupo de figuras que contenha uma história. As crianças não devem deixar mais ninguém ver suas figuras. O objetivo é que recriem a história, em ordem, escutando uns aos outros e tentando entender onde cada parte da história se encaixa.

Isso me lembra

Música é uma ferramenta poderosa para se expressar emoções. Use-a para ajudar a construir empatia nesse jogo, que é similar a uma versão musical de Sinal Vermelho, Sinal Verde. Alinhe as crianças lado a lado (como se fosse para uma corrida) e toque pedaços de música. Se uma criança conseguir identificar uma ocasião na qual algo aconteceu que a fez se sentir da mesma forma que a música fez, ela pode dar um passo para frente. Peça que uma ou duas crianças identifiquem o sentimento na música (se elas identificarem emoções diferentes na mesma música, não tem problema). Se o ambiente for seguro emocionalmente, você pode pedir que as crianças compartilhem a história, mas não é necessário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article