Como criar um banco de dados online

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um banco de dados online
Crie seu próprio banco de dados online (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Hoje em dia, um banco de dados online é a coluna vertebral de quase todos os sites. Os webmasters, que procuram oferecer a seus visitantes informações dinâmicas, usam bases de dados online para coletar, armazenar e compartilhar esses dados. Poucas pessoas entendem, ou vêem, os depósitos nos quais são armazenados aquelas notícias e receitas que elas tanto gostam de procurar na Internet, mas elas estão lá, e são a fonte de energia de qualquer site. Se você planeja armazenar seus próprios dados dinâmicos, você precisa aprender a criar um banco de dados online.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Mapeie seu site e pense na informação que reunirá na sua base de dados. Você precisa saber que tipo de informação quer dar à seus visitantes.

  2. 2

    Adquira uma conta de hospedagem e domínio. A primeira é a localização do servidor que hospedará suas páginas da web e bases de dados. A segunda é a forma como os visitantes encontrarão seu site no navegador. Certifique-se de que a conta de hospedagem inclua uma base de dados SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada) no pacote.

  3. 3

    Vá ao "Painel de controle" (cPanel). Em cada conta de hospedagem, há um painel de controle que permite-lhe controlar vários aspectos do site. O cPanel é um programa que quase todas as empresas de hospedagem oferecem como um benefício para seus correntistas. Há ainda algumas companhias que baseiam seus serviços no Linux, porém esse tipo de hospedagem é muito complexa até para webmasters experientes. É necessário um amplo conhecimento de comandos Unix só para iniciar com o trabalho nesse tipo de conta. Certifique-se de que a sua conta de hospedagem tenha o cPanel antes de contratá-la, mas não se preocupe com isso; utilizando o Windows, o cPanel é usado com muito mais frequência. Depois de adquirir a conta de hospedagem, a empresa lhe enviará um e-mail com instruções de como acessar seu cPanel.

  4. 4

    No cPanel, clique em "MySQL Database" (Banco de dados MySQL). Você terá uma lista de todas as bases de dados e usuários que você tem atualmente. Há sempre ao menos um banco de dados padrão já configurado. No topo da página, verá uma caixa de texto "Criar nova base de dados". Escreva o nome do seu novo banco de dados e clique em "Criar base de dados". A nova base de dados está criada.

  5. 5

    Adicione um usuário ao banco de dados. Ainda na base de dados MySQL, você poderá atribuir um usuário a ele. O titular da conta já está lá. Você pode criar outros usuários ou usar um criado previamente. Escolha um usuário na lista suspensa "Usuário", bem como o nome do banco de dados. Clique em "Adicionar".

  6. 6

    Vá à tela de início e clique em "PHPMyAdmin". Essa tela lhe permitirá adicionar tabelas e dados à sua recém-criada base de dados online.

Dicas & Advertências

  • Antes de tentar criar uma base de dados online, você precisa ter conhecimentos básicos e gerais, incluindo a elaboração de tabelas, filas e células. Já existe um programa que pode fazer isso por você. Se estiver usando seu próprio script PHP, o software criará uma nova base de dados, adicionará usuários e formatará as tabelas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível