on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As desvantagens da pesquisa qualitativa e quantitativa

Atualizado em 17 abril, 2017

A pesquisa qualitativa envolve o uso de métodos de observação que muitas vezes resultam em respostas subjetivas, como entrevistas e grupos focais. A pesquisa quantitativa constitui uma hipótese estruturada e mede resultados numericamente. Embora cada tipo de pesquisa possua suas desvantagens, alguns pesquisadores acham que a pesquisa quantitativa é mais confiável, enquanto outros pensam que ambos os métodos precisam ser usados para a obtenção de resultados precisos.

Os métodos de pesquisa quantitativa podem ser mais apropriados para estudos científicos no laboratório (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tendências na pesquisa qualitativa

Uma das principais desvantagens da pesquisa qualitativa é que muitas vezes ela contém tendências do pesquisador e do entrevistado. Uma vez que o pesquisador é aquele que projeta as pesquisas, questionários e perguntas em grupos focais, ele pode administrar questões que induzem a um certo tipo de resposta. O pesquisador pode projetar inconscientemente as questões de tal forma que as respostas acabam apoiando a sua conclusão pretendida. Além disso, os participantes escolhidos para o estudo podem não ser confiáveis ou não representarem adequadamente a população em geral, ou podem ter ligação direta com o pesquisador.

Loading...

Os dados da pesquisa qualitativa são subjetivos

Outra desvantagem da pesquisa qualitativa é que as respostas são frequentemente subjetivas e abertas à interpretação. Um pesquisador pode achar difícil fazer os entrevistados se sentirem confortáveis ​​o suficiente para divulgar plenamente as suas verdadeiras opiniões e sentimentos. Os entrevistados podem responder de uma forma que eles acham que vai agradar o pesquisador ou aderir aos padrões socialmente aceitáveis​​. Ao coletar e interpretar os dados de um estudo de pesquisa qualitativa, o pesquisador pode fazer interpretações que se encaixam com a sua conclusão pretendida. Além disso, pode ser difícil analisar e interpretar os resultados com precisão.

A pesquisa quantitativa carece de uma percepção

Embora os métodos de pesquisa quantitativa coletem dados dentro de um determinado conjunto de parâmetros e produzam resultados numéricos exatos, os dados não revelam a causa. Muitas vezes há o reflexo do que está acontecendo, mas não se explica o porquê de algo estar acontecendo. Em alguns tipos de estudo, isso pode produzir buracos significativos que só poderiam ser preenchidos por métodos qualitativos. Por exemplo, um estudo que mostra que o autismo está aumentando em crianças jovens reflete o aumento percentual e a quantidade de novos casos, mas deixa em aberto o motivo disso estar ocorrendo.

Apenas problemas conhecidos são medidos pela pesquisa quantitativa

Uma das desvantagens da pesquisa quantitativa é que ela exige que o pesquisador forme uma hipótese prévia para a realização de testes. Os resultados reais dos testes podem trazer novos problemas ou resultados descartáveis, pois não se encaixaram nos parâmetros da hipótese. Além disso, os problemas que eram desconhecidos antes do teste podem ser negligenciados. Os pesquisadores fazem a hipótese baseados em suposições sobre as condições que eles testarão, o que pode levar a interpretações incorretas dos resultados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...