on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como criar e desenhar uma webcomic

Atualizado em 17 abril, 2017

Os quadrinhos online tornaram-se populares nos últimos anos, com sites como o xkcd, Dinosaur Comics e Buttercup Festival recebendo milhares de visitas de pessoas de todo o mundo. Criar e divulgar uma "webcomic" pode até ser uma atividade rentável se você desenvolver também produtos relacionados a ela. Muitos artistas de tirinhas online criam seus próprios livros e os vendem em cópias físicas ou PDF. Faça sua webcomic atrair uma grande variedade de pessoas e você ganhará seguidores e até um pouco de dinheiro.

Instruções

O personagem principal de uma tirinha pode ser qualquer coisa (Jinhae image by Angelika Bentin from Fotolia.com)
  1. Crie uma personagem. Não esqueça de dar à ela que pode ser um homem, mulher ou um pepino marinho gigante, qualidades com as quais as pessoas se identifiquem. Além disso, escreva as características físicas e mentais antes de começar a desenhar o quadrinho. Isso ajudará a manter a consistência da personagem com o passar do tempo. Você já viu o Calvin mudar? As personagens de tirinhas online também não mudam.

    Loading...
  2. Mapeie um enredo se quiser que a história em quadrinhos (HQ) seja longa ou do tipo "continua...". Contudo, não crie nada muito longo, já que o limiar de atenção das pessoas que navegam na internet é notavelmente curto. Você pode ainda fazer uma charge, conforme as encontradas em jornais e revistas.

  3. Desenhe sua HQ. Prefira linhas e planos de fundo simples para criar um bom efeito visual. Utilize canetas marcadoras pretas de ponta fina para contornar o seu trabalho, de modo que ele possa ser escaneado fácil e corretamente. As cores são opcionais. Se quiser utilizá-las, o Paint ou outro programa de edição de imagens pode ser usado para colorir seus desenhos. Nesse caso, usar cores populares na internet fará seu trabalho realmente se destacar.

  4. Se não tiver criado sua HQ em um programa de ilustração, escaneie-a. A empresa HP recomenda o uso de um ppi baixo (resolução de 75 ou 100 ppi) para imagens que serão enviadas por e-mail ou postadas online. Isso diminui o tamanho do arquivo, o que é importante ao colocar imagens na internet. As pessoas normalmente não vão esperar uma imagem muito grande carregar e, possivelmente, tentarão encontrar o que procuram em outro site.

  5. Salve sua história no formato GIF para que a imagem tenha um tamanho menor do que outros tipos de arquivo, como TIFF. Novamente, o tempo necessário para carregar a imagem é menor quando escolhe-se um arquivo pequeno.

  6. Faça o upload de sua tirinha, chamada de "webcomic", para seu site. Compre um domínio específico para sua webcomic se estiver pensando em realmente atrair seguidores. Ter o seu próprio domínio facilitará o acesso de pessoas que tenham gostado do seu trabalho e queiram retornar ao seu site.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Canetas marcadoras pretas de ponta fina
  • Software de ilustração (opcional)
  • Scanner

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...