Mais
×

Como criar um efeito de neblina no Photoshop

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Photoshop é um programa de edição gráfica conhecido por suas várias funções, que adicionam efeitos realistas em fotos ou gráficos. O efeito de neblina é um efeito que parece mágica e é muito difícil de se aprender sozinho. Entretanto, com alguns simples passos usando as poderosas ferramentas do Photoshop, qualquer um pode adicionar uma neblina realista em suas imagens.

Instruções

Com alguns simples passos, usando as poderosas ferramentas do Photoshop, qualquer um pode adicionar uma neblina realista em suas imagens (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Abra a imagem à qual você quer adicionar neblina no Photoshop. Arquivos JPEG funcionam melhor. GIFs podem ter cores demais para usar camadas em todas as versões do Photoshop. Se este for o caso e sua versão for 6 ou superior, tente redefinir as preferências, pressionando ALT + CTRL + SHIFT enquanto o Photoshop for iniciado.

  2. Adicione uma camada de ajuste de Matiz/Saturação. Vá em "Layer" e escolha "New Adjustment Layer" e "Hue/Saturation". Na caixa de nova camada, use a configuração padrão e clique em "OK". Na janela de Matiz/Saturação, coloque a 'Saturation' em -100, 'Lightness' para +100 e clique "OK".

    Passo 2 (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. Adicione neblina à sua imagem. Primeiramente, aperte "D" no teclado para colocar as cores padrão e, então, G para a ferramenta gradiente (caso a ferramenta balde apareça, aperte Shift+G para alternar para a ferramenta Gradiente). Na barra de ferramentas do gradiente, selecione "Foreground to Background" e "Linear Gradient". Vá para a palheta das camadas e selecione o ícone da máscara de camada. Vá até a imagem e, usando o ponteiro do mouse, clique e arraste uma linha do fim até o topo. Isso criará uma neblina na parte inferior da imagem. Para fazê-la no topo, arraste o cursor de cima para baixo.

    Passo 3
  4. Remova ou clareie a neblina das áreas da frente. Selecione a máscara de camada. Escolha um pincel grande e a cor preta. Pinte quaisquer áreas frontais da imagem que se estendam na neblina. As áreas pintadas vão diminuir a neblina em vários níveis, dependendo das configurações do pincel e de quantas vezes você o passar na área. Isso adicionará profundidade à imagem.

    Um exemplo de configuração é: Brush: Airbrush Soft Round 50% flow; Master Diamater; 75 pixels; Hardness: 20%; Opacity: 50%; Flow: 50%.

    Você talvez precise mudar as configurações para conseguir o resultado desejado.

    Passo 4
  5. Adicione textura à neblina. Crie uma nova camada, indo até "Layer", selecionando "New" e, então, "Layer". Vá até a palheta de camadas e mova a nova camada entre a camada de fundo e a de Matiz/Saturação. Selecione a ferramenta "Rectangular Marquee", coloque 'Feather' em 30 pixels e selecione uma área no meio da imagem. Vá ao menu "Filter", escolha "Render" e, então, "Clouds" para preencher a seleção demarcada com nuvens. Desfaça a seleção com a combinação de teclado "Ctrl+D".

    Passo 5
  6. Mescle as nuvens dentro da neblina. Vá até a palheta de camadas, clique com o botão direito na camada do meio e escolha "Blending Options". Na janela de opções de mesclagem, vá até "This Layer", pressione Alt e clique no triângulo preto para separá-lo em dois e mova o da direita completamente para a extremidade direita, até a barra do gradiente. Clique em "OK".

    Passo 6
  7. Posicione as nuvens. Vá até "Edit" e escolha "Transform" e, então, "Perspective". Uma caixa de contorno aparecerá na imagem. Arraste o ponto do canto superior aproximadamente um quarto em direção ao centro da imagem até que forme um trapézio. Isso posicionará as nuvens mais perto do centro e as redimensionará. Pressione "Enter".

    Passo 7
  8. Alargue a área da neblina. Vá até "Edit" e escolha "Transform" e, então, "Scale". Defina a "Width" (largura) em 1000%. Isso faz com que a neblina se alastre através de toda a largura da imagem, para que a trilha de neblina de disperse de maneira homogênea.

    Passo 8
  9. Ajuste a neblina, se necessário. As camadas de Matiz/Saturação e as camadas de nuvens no meio podem ser editadas até que a imagem esteja ao gosto do usuário. Salve a imagem finalizada.

    Passo 9

O que você precisa

  • Imagem
  • Photoshop CS2 ou superior (versões recomendadas)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article