Como criar um efeito de neblina no Photoshop

Escrito por john gugie | Traduzido por lucas irineu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um efeito de neblina no Photoshop
Com alguns simples passos, usando as poderosas ferramentas do Photoshop, qualquer um pode adicionar uma neblina realista em suas imagens (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

O Photoshop é um programa de edição gráfica conhecido por suas várias funções, que adicionam efeitos realistas em fotos ou gráficos. O efeito de neblina é um efeito que parece mágica e é muito difícil de se aprender sozinho. Entretanto, com alguns simples passos usando as poderosas ferramentas do Photoshop, qualquer um pode adicionar uma neblina realista em suas imagens.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Imagem
  • Photoshop CS2 ou superior (versões recomendadas)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra a imagem à qual você quer adicionar neblina no Photoshop. Arquivos JPEG funcionam melhor. GIFs podem ter cores demais para usar camadas em todas as versões do Photoshop. Se este for o caso e sua versão for 6 ou superior, tente redefinir as preferências, pressionando ALT + CTRL + SHIFT enquanto o Photoshop for iniciado.

  2. 2

    Adicione uma camada de ajuste de Matiz/Saturação. Vá em "Layer" e escolha "New Adjustment Layer" e "Hue/Saturation". Na caixa de nova camada, use a configuração padrão e clique em "OK". Na janela de Matiz/Saturação, coloque a 'Saturation' em -100, 'Lightness' para +100 e clique "OK".

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 2 (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. 3

    Adicione neblina à sua imagem. Primeiramente, aperte "D" no teclado para colocar as cores padrão e, então, G para a ferramenta gradiente (caso a ferramenta balde apareça, aperte Shift+G para alternar para a ferramenta Gradiente). Na barra de ferramentas do gradiente, selecione "Foreground to Background" e "Linear Gradient". Vá para a palheta das camadas e selecione o ícone da máscara de camada. Vá até a imagem e, usando o ponteiro do mouse, clique e arraste uma linha do fim até o topo. Isso criará uma neblina na parte inferior da imagem. Para fazê-la no topo, arraste o cursor de cima para baixo.

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 3
  4. 4

    Remova ou clareie a neblina das áreas da frente. Selecione a máscara de camada. Escolha um pincel grande e a cor preta. Pinte quaisquer áreas frontais da imagem que se estendam na neblina. As áreas pintadas vão diminuir a neblina em vários níveis, dependendo das configurações do pincel e de quantas vezes você o passar na área. Isso adicionará profundidade à imagem.

    Um exemplo de configuração é: Brush: Airbrush Soft Round 50% flow; Master Diamater; 75 pixels; Hardness: 20%; Opacity: 50%; Flow: 50%.

    Você talvez precise mudar as configurações para conseguir o resultado desejado.

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 4
  5. 5

    Adicione textura à neblina. Crie uma nova camada, indo até "Layer", selecionando "New" e, então, "Layer". Vá até a palheta de camadas e mova a nova camada entre a camada de fundo e a de Matiz/Saturação. Selecione a ferramenta "Rectangular Marquee", coloque 'Feather' em 30 pixels e selecione uma área no meio da imagem. Vá ao menu "Filter", escolha "Render" e, então, "Clouds" para preencher a seleção demarcada com nuvens. Desfaça a seleção com a combinação de teclado "Ctrl+D".

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 5
  6. 6

    Mescle as nuvens dentro da neblina. Vá até a palheta de camadas, clique com o botão direito na camada do meio e escolha "Blending Options". Na janela de opções de mesclagem, vá até "This Layer", pressione Alt e clique no triângulo preto para separá-lo em dois e mova o da direita completamente para a extremidade direita, até a barra do gradiente. Clique em "OK".

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 6
  7. 7

    Posicione as nuvens. Vá até "Edit" e escolha "Transform" e, então, "Perspective". Uma caixa de contorno aparecerá na imagem. Arraste o ponto do canto superior aproximadamente um quarto em direção ao centro da imagem até que forme um trapézio. Isso posicionará as nuvens mais perto do centro e as redimensionará. Pressione "Enter".

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 7
  8. 8

    Alargue a área da neblina. Vá até "Edit" e escolha "Transform" e, então, "Scale". Defina a "Width" (largura) em 1000%. Isso faz com que a neblina se alastre através de toda a largura da imagem, para que a trilha de neblina de disperse de maneira homogênea.

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 8
  9. 9

    Ajuste a neblina, se necessário. As camadas de Matiz/Saturação e as camadas de nuvens no meio podem ser editadas até que a imagem esteja ao gosto do usuário. Salve a imagem finalizada.

    Como criar um efeito de neblina no Photoshop
    Passo 9

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível