×
Loading ...

Como criar um fogão com uma lata de tinta

Atualizado em 06 julho, 2018

Ao acampar, às vezes é conveniente ter um fogão real em vez de usar uma fogueira. Intempéries, pouca lenha e regras contra fogueiras nos acampamentos podem juntar-se para limitar o menu do acampamento a sanduíches frios. Um fogão improvisado é uma solução. As latas de tinta vazias são grandes o suficiente para grelhar dois ou mais hambúrgueres ou salsichas, peixes pequenos e bifes de uma vez, ao usar a frigideira de tamanho certo.

Instruções

Ao acampar, às vezes é conveniente ter um fogão real (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Consiga uma lata de tinta vazia em uma loja de tinta, de reformas ou de artesanato.

    Loading...
  2. Use um abridor de lata de ponta triangular para perfurar as aberturas de ventilação e combustão ao redor da parte superior e inferior de seu fogão com cerca de 8 mm de distância entre cada um. Faça pelo menos uma linha na parte superior da lata para a combustão e duas linhas escalonadas no fundo da lata para ventilação. De acordo com Keith Addison em Journey to Forever, "o ar flui no buraco do fundo e a aerodinâmica da lata faz com que os furos de cima sejam para exaustão. Isso forma um círculo vicioso, e o fogo queima bem quente sob um vento forte além de também usar muito pouco combustível".

  3. Use tesouras de metal para cortar uma abertura quadrada de um lado na parte inferior da lata, cerca de 10 cm de altura e 6 cm de largura. Este é o local para inserir a madeira. Funcionará também como uma entrada de ventilação adicional.

  4. Use uma ferramenta rotativa manual para lixar quaisquer rebarbas feitas ao cortar a lata. De acordo com Júnior Doughty, criador da "2-cent Hobo Stove", "eu calculo o custo da eletricidade usada por minha ferramenta Dremel ® em 4 centavos para o minuto que gastei para lixar o metal".

  5. Em um ambiente ao ar livre sem riscos de incêndio, preencha o fogão até a metade com galhos. Insira algum papel amassado por baixo como ignição. Use fósforos ou um isqueiro para acender o fogo. Deixe queimar até escurecer a lata toda. Isso garantirá que todos os revestimentos no metal queimem antes de usar o fogão para cozinhar.

Loading...

Dicas

  • Use uma panela de fundo plano, com paredes finas e com um fundo de alumínio para cozinhar na fogão de lata. Isso permitirá uma distribuição mais uniforme de calor e reduzirá o tempo de cozimento.

Aviso

  • Coloque luvas de couro pesadas antes de perfurar e cortar buracos na lata de tinta. Nunca use esses fogões em uma área sem ventilação, pois a fumaça e gás volátil podem causar asfixia ou envenenamento por monóxido de carbono.

O que você precisa

  • Lata de tinta vazia
  • Abridor de lata com a ponta triangular
  • Tesouras de metal
  • Ferramenta rotativa manual

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...