Como criar nuvens de tags coloridas

Escrito por deidra leigh | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Inserir nuvens de tags em seu site ou blog é uma maneira de dar aos visitantes uma ideia sobre o tipo de conteúdo que podem encontrar em sua página. Elas são listas de palavras que você escolhe (ou copia de outro site) e organiza em um design criativo e oscilante, que pode ser personalizado da forma que desejar. Como há muitos geradores de nuvem de tags gratuitos disponíveis na web, qualquer um pode criar o seu a fim de postá-lo onde desejar. Muitos desses geradores permitem configurar as cores, possibilitando um visual colorido para inserir em seu site.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha o gerador de nuvem de tags. Faça uma pesquisa na internet com o termo "gerador de nuvem de tags" ou "gerador de nuvem de palavras" para encontrar uma lista de geradores que você poderá utilizar. Certifique-se de que o gerador escolhido permite a personalização das cores da sua nuvem. Nem todos têm essa função. Veja na seção "Referências" uma lista de links para geradores que têm essa função.

  2. 2

    Insira o texto ou um link para o texto que deseja mostrar na nuvem. No gerador que escolher, localize a seção onde deve-se inserir as palavras que deseja exibir na nuvem. Digite todo o texto no campo apropriado. Alguns geradores, tais como o TagCloud Demo e o Tag Cloud Generator, permitem colocar o endereço de um site que contenha as palavras que lhe agradam. Insira o link no campo adequado para que os termos sejam copiados de um site específico.

  3. 3

    Se desejar, insira o endereço do site para onde o usuário deve ser direcionado ao clicar nas palavras. Alguns geradores, como o Text Tag Cloud Generator, têm a opção de vincular os termos da nuvem a um site de sua escolha, para onde o utilizador será redirecionado ao clicar neles. No Tag Cloud Generator pode-se especificar um endereço diferente para cada termo.

  4. 4

    Personalize as opções do texto da sua nuvem de tags. Cada gerador tem algumas opções de personalização disponíveis para sua nuvem. No TagCloud Demo é possível agrupar termos semelhantes ou adicionar uma lista de bloqueio, uma lista de palavras que você não deseja exibir na nuvem. O Tag Cloud Generator permite configurar o tamanho e a fonte do texto, adicionar sublinhado comum ou pontilhado a ele e escolher o alinhamento do parágrafo. O Text Tag Cloud Generator apenas permite a alteração do tamanho da fonte.

  5. 5

    Defina o esquema de cores da sua nuvem de tags. Utilize as opções disponíveis no gerador que escolheu para selecionar as cores da nuvem. Tanto o Tag Cloud Generator quanto o Text Tag Cloud Generator permitem personalizar completamente as cores do texto que deseja exibir na nuvem. O TagCloud Demo possibilita a escolha entre um esquema de cores colorido, ou de apenas uma cor. Alguns geradores também dispõem de opções para configurar as cores do plano de fundo e da borda da sua nuvem, como o Tag Cloud Generator. Altere as opções de cores até encontrar o esquema de cores perfeito para sua nuvem.

  6. 6

    Gere a nuvem de tags colorida e coloque no site. Assim que concluir a personalização, gere a nuvem, copie o código HTML e cole na área do site que foi escolhida. Certifique-se de que essa área é compatível com o HTML, para que a nuvem seja exibida devidamente. Veja o resultado final para garantir que ela está corretamente localizada em sua página.

Dicas & Advertências

  • Nem todos os geradores fornecem opções de personalização de cores de texto. Escolha um que te dê flexibilidade para configurar as cores do texto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível