Como criar um objeto SCORM?

Escrito por kirk bennet | Traduzido por felipe zschornack
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um objeto SCORM?
São necessários poucos passos para criar o seu primeiro objeto SCORM de um jeito fácil (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

O modelo de referência de objeto com conteúdo compartilhável (SCORM - sharable content object reference model) é um conjunto de normas técnicas voltadas para ferramentas e plataformas de e-learning (ensino eletrônico). Ele ensina as pessoas a escrever códigos que funcionam com a maioria das ferramentas e plataformas e-learning, controlando a forma como os sistemas de gestão de aprendizagem (LMSs - learning management systems) se comunicam entre si. No entanto, o SCORM é apenas um padrão e um objeto SCORM (ou pacote) é apenas um conjunto de informações. Criar um é relativamente fácil.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Reload Editor, qualquer versão

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Crie uma pasta e adicione duas sub-pastas dentro dela utilizando os comandos a seguir no seu terminal do Linux:

    cd mkdir FirstObj cd FirstPack mkdir ResourcePkgs mkdir ScormPack

    Estes comandos criam a pasta "FirstObj", que irá conter todos os seus arquivos, a sub-pasta "ResourcePkgs", que irá conter os recursos para o seu projeto, e a sub-pasta "ScormPack" que possuirá o seu novo objeto SCORM.

  2. 2

    Execute o Reload Editor utilizando o seguinte comando no terminal do Linux:

    /opt/ReloadTools/Editor/ReladEditor

  3. 3

    Vá em "File" (arquivo), selecione "New" (novo) e escolha a opção "ADL Scorm" para criar um novo objeto SCORM. A janela "Select Folder for New Content Package" (selecione a pasta para o novo pacote de conteúdo) irá aparecer.

  4. 4

    Selecione a sub-pasta "/FirstPack/ResourcePkgs" como sendo o content package folder (pasta de conteúdos do pacote). Clique em "OK" para selecionar a pasta e feche a janela.

  5. 5

    Dê um clique com botão direito do mouse sobre o item "Organizations" (organizações) na janela principal e selecione a opção "Add Organization"(adicionar organização) para adicionar uma organização padrão para o seu objeto SCORM. Dê um clique com o botão direito do mouse sobre a nova organização, nomeada por padrão como "Organization", e selecione a opção "Rename" (renomear). Mude o seu nome para "Main" (principal), o nome convencional para organizações padrão.

  6. 6

    Dê um clique com o botão direito do mouse em "ScormPack", selecione a opção "Import Resources" (importar recursos) e navegue até a pasta "ResourcePkgs". Todos os arquivos contidos nessa pasta serão importados para o seu objeto SCORM. Repare que a nova pasta, "ResourcePkgs", irá aparecer abaixo de "ScormPack".

  7. 7

    Arraste os arquivos de recursos da pasta "ResourcePkgs" para a organização "Main" para adicioná-los no seu projeto.

  8. 8

    Dê um clique com o botão direito do mouse em "MANIFEST-..." e selecione a opção "Add Metadata" (adicionar metadados) para adicionar um contêiner de metadados. Isto irá criar um item "Metadata". Dê um clique com o botão direito do mouse neste item, vá em "Add Schema" (adicionar esquema) e selecione a opção "Schema Version" (versão do esquema). Isso fará com que os itens "ADL Scorm" e "1.2" apareçam no contêiner. É possível adicionar valores de metadados editando o contêiner, mas isso não é necessário para um simples objeto.

  9. 9

    Vá em "File" (arquivo) e clique em "Save" (salvar) para salvar o seu objeto SCORM. Vá em "File" e selecione a opção "ZIP content package" (comprimir o pacote de conteúdos) para criar um pacote de conteúdos do seu objeto. Dê um nome para o novo pacote e selecione um local para salvá-lo.

  10. 10

    Teste o seu novo objeto SCORM utilizando a ferramenta "Reload Scorm Player" do Reload Editor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível