Como transpor do piano para o sax alto

Nem todos os tipos de saxofone têm a campânula curva como a do sax alto

saxophone details image by Xavier MARCHANT from Fotolia.com

Adolphe Sax inventou em 1838 o instrumento que leva seu nome e, desde então, o saxofone se tornou parte comum de orquestras e bandas de jazz, música popular e erudita. Como vários outros instrumentos de sopro, o saxofone é um instrumento transpositor e tem seu próprio tom. O tom do sax alto é mi bemol, portanto é preciso que se façam os ajustes necessários para tocar músicas que foram escritas originalmente para piano. Para transpor o repertório de piano para o sax alto, observe alguns princípios básicos.

Step 1

Faça com que o tom seja transposto uma sexta maior acima do tom original, escrito para piano. O intervalo de sexta maior é composto de quatro tons e um semitom: dó para ré (tom), ré para mi (tom), mi para fá (meio tom ou semitom), fá para sol (tom), sol para lá (tom). Por exemplo, uma peça musical em dó maior, sem acidentes, ficaria em lá maior, com fá, dó e sol sustenidos. Uma peça em mi bemol maior, com si, mi e lá bemóis, ficaria em dó maior, sem acidentes.

Step 2

Toque as notas uma sexta maior acima do que está escrito. Onde o piano toca um si, por exemplo, toque sol sustenido, e onde o piano toca um sol, toque mi.

Step 3

Uma outra opção é tocar as notas uma terça menor abaixo do que está escrito. Uma terça menor é um intervalo composto por um tom e meio, como em mi bemol para dó: mi bemol para ré (meio tom ou semitom), ré para dó (tom). Neste caso, o sax soará uma oitava abaixo do piano, mas pode ser que você tenha mais facilidade para pensar em uma terça abaixo, ao invés de uma sexta acima. Você também pode pensar em transpor uma terça menor abaixo seguida de uma oitava acima, se achar que esse processo é mais fácil de entender.

eHow Brasil
×